A noite mais aguardada será a de hoje (1º), quando a Lua ficará visivelmente maior e mais brilhante devido ao perigeu, momento em que ela está mais próxima da Terra

Criciúma

O Parque Astronômico Municipal Albert Einstein E=mc², em Criciúma, preparou uma programação especial para a observação da superlua, desde ontem (31) a sexta-feira (4). O público poderá acompanhar o fenômeno natural de forma gratuita durante a semana inteira através dos telescópios do parque, sempre a partir das 19h. Os visitantes serão recepcionados com a exibição do filme “De Volta à Lua” e, logo em seguida, serão direcionados aos telescópios.

A noite mais aguardada será a de hoje (1º), quando a Lua ficará visivelmente maior e mais brilhante devido ao perigeu, momento em que ela está mais próxima da Terra.

As atividades também contam com a palestra “Desvendando Nosso Satélite Natural”, ministrada pelos professores do Clube de Astronomia Estrelas Carvoeiras. A iniciativa teve como objetivo ampliar o conhecimento da população sobre a Lua e suas características.

O fenômeno

A superlua desta terça-feira (1°) é a segunda de 2023, chamada popularmente de “Lua de Esturjão”, devido a uma espécie peixe com o mesmo nome, encontrada facilmente durante esta época do ano nos Grandes Lagos da América do Norte. O fenômeno é um evento natural e pode acontecer mais de uma vez por ano, sendo possível observá-lo a olho nu.

O termo “superlua” foi criado nos anos 1970 pelo astrólogo Richard Nolle e é frequentemente usado para se referir a luas cheias ou novas que ocorrem dentro de aproximadamente 90% da distância mínima entre a Lua e a Terra.