Reunião dos parlamentares Daniel Freitas (PL) e Ricardo Guidi (PSD) teve a inteção de entender o jogo dos bastidores

Criciúma

Na sexta-feira à tarde (16), os parlamentares Daniel Freitas (PL) e Ricardo Guidi (PSD) discutiram o panorama político em Criciúma e a potencial aliança entre seus partidos para as eleições do próximo ano. O estímulo para essa discussão veio do convite do governador Jorginho Mello a dois parlamentares do PSD, Ricardo Guidi e Ismael dos Santos, para ocuparem cargos de secretário estadual.

“Os recentes eventos sugerem um possível alinhamento com o PSD que poderia afetar outros municípios do estado. Não necessariamente implica que Ricardo Guidi se juntará ao PL, mas que o PSD pode se aproximar”, comenta Daniel Freitas.

Durante a reunião, ponderou-se a opção do PL apresentar um vice para Ricardo Guidi com vistas à eleição do próximo ano. “Este candidato deve ser acordado entre os três deputados: Daniel Freitas, Júlia Zanatta e Jessé Lopes”, esclarece Freitas. A segunda opção considerada é Júlia Zanatta concorrer a prefeita pelo PL.

Daniel Freitas também mencionou que buscou dialogar com Ricardo Guidi para compreender as ações recentes de Júlia Zanatta em Brasília, que resultaram no convite aos deputados do PSD para assumir secretarias no governo de Jorginho Mello.

Os cargos oferecidos foram as secretarias de Meio Ambiente para Ricardo Guidi e de Assistência Social para Ismael dos Santos, que recusou o convite. Ricardo Guidi pediu um período de dez dias para refletir sobre a proposta.

Toda essa dinâmica política está voltada para as eleições em Criciúma e se intensificou após a adesão do prefeito da cidade, Clésio Salvaro, ao PSD. Salvaro apoia o secretário-geral da prefeitura, Arleu da Silveira, como pré-candidato. Ricardo Guidi é pré-candidato a prefeito pelo PSD.