Pesquisas da Epagri ajudam a incrementar a renda dos produtores

7

Stevan Arcari fala de sua gestão como gerente e dos avanços da estação de Urussanga

Da Redação

A Estação Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) em Urussanga tem se destacado nos últimos anos pelo trabalho no desenvolvimento de tecnologias e soluções para a agropecuária. Sob a gerência do enólogo Stevan Arcari, a estação tem impulsionado a produtividade e a qualidade de diversas cadeias produtivas, resultando em um aumento significativo na renda dos produtores locais.

Desde 2006, Stevan Arcari atua como enólogo na Estação Experimental de Urussanga, e sua gestão como gerente, entre 2015 e 2019, foi marcada por avanços notáveis. Recentemente, Arcari reassumiu a posição de gerente da estação.

A Estação Experimental de Urussanga é o único centro de pesquisa da Epagri na região sul do estado, desempenhando papel no desenvolvimento e na implementação de variedades aprimoradas de culturas como maracujá, mandioca, aipim, pêssego, nectarina e banana. “As novas variedades são caracterizadas por atributos de qualidade e alta produtividade, que se traduzem em uma renda mais significativa para os produtores”, ressalta Arcari.

Além disso, segundo ele, os esforços da estação também resultaram em conquistas como a obtenção da Indicação Geográfica do Vinho Goethe e melhorias nos processos produtivos da farinha de mandioca, fécula e polvilho azedo. Os pesquisadores da Epagri em Urussanga também têm se empenhado no combate a pragas e doenças que poderiam prejudicar a produção de diversas culturas, oferecendo suporte essencial aos agricultores da região.

Os trabalhos de pesquisa têm contribuído para o crescimento econômico e a sustentabilidade do setor agropecuário local. “Os produtores agora têm acesso a variedades de culturas mais resistentes, de maior qualidade e com melhor desempenho, o que lhes permite aumentar sua produção e obter melhores preços de mercado”, ressalta ainda o gerente.

Experiência política

Stevan Arcari, além do trabalho na Epagri, também teve uma incursão no cenário político como candidato a deputado estadual pelo partido Novo nas últimas eleições. Embora não esteja planejando concorrer a nenhum cargo em 2024, ele destaca a importância da candidatura como uma forma de colocar as ideias em prática e avaliá-las perante os eleitores.

“A experiência de concorrer, de colocar a cara na urna e ir pra rua se mostrando como opção para o eleitor foi muito boa. Um bom aprendizado para quem só fazia campanha em nome dos outros. Mesmo com uma candidatura de pouca expressão, dentro de um projeto desprovido de estrutura física e financeira, a candidatura ainda é a melhor maneira de pôr as ideias à prova. Mesmo com a previsível derrota eleitoral, a candidatura para mim foi uma vitória política”, resumiu.