Avaliação é do prefeito de Forquilhinha, José Cláudio Gonçalves, que tem apoio de cinco prefeitos da região

Forquilhinha e Região

O prefeito de Forquilhinha, José Claudio Gonçalves, conhecido como Neguinho, acredita que o novo consórcio de saúde, chamado Consórcio Intermunicipal de Saúde Macro Sul (CIS Macro Sul), estará em pleno funcionamento a partir de junho. Essa expectativa é compartilhada pelos prefeitos das cinco cidades que deixaram a Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) e o Consórcio Intermunicipal de Saúde da AMREC (CIS-Amrec).

Além de Forquilhinha, o CIS Macro Sul contará com a participação de Criciúma, Cocal do Sul, Nova Veneza e Siderópolis. O protocolo de intenções para a criação do consórcio já foi encaminhado para as respectivas Câmaras de Vereadores.

Segundo o prefeito Neguinho, o protocolo e o ingresso das prefeituras nas cidades de Cocal do Sul, Criciúma e Forquilhinha já foram aprovados pelos vereadores. Ele acredita que na próxima semana ocorra o mesmo em Nova Veneza e Siderópolis. Dessa forma, a expectativa é que o CIS Macro Sul esteja em pleno funcionamento em junho.

O rompimento com o CIS-Amrec foi motivado pela insatisfação dos cinco prefeitos com a gestão atual da associação. Agenor Coral, o Noi Coral, substituiu a diretoria executiva da entidade ao assumir o cargo. Essa mudança não agradou alguns prefeitos, que solicitaram a nomeação de Nelson Silva como diretor do CIS-Amrec. O atual diretor é Roque Salvan. Por causa desta desavença, as prefeituras de Criciúma, Forquilhinha, Nova Veneza, Siderópolis e Cocal do Sul pararam de pagar a mensalidade para a Amrec e decidiram deixar o consórcio.

A intenção do CIS Macro Sul é promover uma gestão mais enxuta, buscando preços mais vantajosos para os procedimentos de saúde. Os municípios desejam comprar mais e pagar menos, visando economia e eficiência.