Longe da solução

Direção do Hospital São Donato segue tentando negociar com o governo do estado a contratualização que vai garantir os recursos necessários para a manutenção dos serviços de maternidade e UTI. Segundo Júlio de Lucca, a proposta de repasse de 300 mil feita pelo governo Jorginho Mello está longe do ideal e ainda impõe novos serviços à instituição. “Eles estão querendo que, além dos serviços que já realizávamos, o hospital também faça mais 70 cirurgias por mês. Tem muito o que ser discutido ainda. Temos os meses anteriores que não foram pagos e é preciso equalizar esse valor. Afinal, o valor anterior era de praticamente 900 mil”, reclama. Enquanto isso, ainda sob ameaça de fechamento, o São Donato segue longe da pauta dos políticos.

No paço

Depois da paralisação realizada ontem, o Sindicato dos Servidores prepara agora novas ações. O objetivo é convencer o prefeito Clésio Salvaro a melhorar a proposta para o reajuste da categoria. No projeto encaminhado à Câmara, o município oferta o repasse de apenas 4,36%. Em entrevista à Massa FM, Jucélia Vargas, presidente do sindicato dos servidores, afirmou que a proposta é um desrespeito. Ontem, Salvaro voltou a usar as redes sociais para defender os servidores que trabalharam na quinta e para criticar a posição do sindicato.

Desburocratizando

Câmara de Vereadores de Içara deve votar nas próximas semanas o projeto de lei que propõe a desburocratização do município. A proposta foi apresentada pelo vereador Higor Robetti. O projeto estabelece normas básicas sobre o processo administrativo no município. Segundo o parlamentar, o objetivo da legislação é permitir que o cidadão de Içara tenha acesso a um serviço ágil e de qualidade.

Greve

Motoristas de Turismo e Fretamento da região iniciaram a sexta-feira em greve. A categoria reclama que há quatro anos está em busca de acordo para o dissídio coletivo. Segundo Clésio Fernandes, presidente do Sindicato dos Motoristas, mais de 700 empresas já foram notificadas. Ele explica que a paralisação vai seguir até que os empresários abram a negociação.

Aplicativo

Está prevista para segunda-feira uma paralisação de 24 horas dos motoristas de aplicativo no país. A defasagem dos repasses do valor da corrida pelas empresas é uma das reivindicações. A paralisação está sendo convocada pela Federação dos Motoristas de Aplicativos do Brasil. Segundo as entidades, o valor repassado pelos aplicativos aos motoristas segue congelado desde 2015. Na região, a manifestação ainda não foi confirmada.

Aposentados

A partir do dia 25 de maio, o governo federal vai antecipar o pagamento do décimo terceiro salário aos beneficiários do INSS, que envolvem aposentados, pensionistas e pessoas que recebem auxílios. A primeira parcela será paga junto com o pagamento de maio e a segunda parcela será paga junto com o pagamento de junho, a partir do dia 26 de junho. No total, serão pagos 62 bilhões de reais. Nos últimos dois anos, o pagamento do décimo terceiro de aposentados foi antecipado para abril e maio.

Liberado

O Ministério da Saúde anunciou nesta sexta-feira a ampliação da vacinação contra a gripe. A partir da próxima segunda-feira, toda a população acima de 6 meses pode receber a dose. O objetivo, segundo a pasta, é expandir a cobertura vacinal contra a doença antes do inverno, quando as infecções respiratórias tendem a aumentar. Até o momento, 21 milhões de pessoas foram imunizadas – 30% do grupo prioritário.

Positivo

Sábado é de comércio aberto até mais tarde em toda a região. Lojistas estão de olho no movimento extra que deve ser registrado ao longo de todo o dia para a compra do Dia das Mães. As lojas ficam abertas até as 17 horas. Em Içara e CDL, uma série de atrações e prêmios também devem ajudar a atrair os consumidores. A estimativa é faturar pelo menos 10% a mais do que o volume registrado no ano passado.