Ainda indefinido

A direção do Hospital São Donato segue aguardando proposta do governo do estado para a manutenção do atendimento na Maternidade e nos 20 leitos de UTI da instituição. Sem convênio desde o início do ano, o hospital alega que já acumula um prejuízo de quase três milhões de reais. Segundo Júlio de Lucca, diretor administrativo, se o estado não renovar o convênio, os serviços serão interrompidos a partir do próximo mês. Por ora, o que há é uma proposta de 300 mil por mês. O valor é insuficiente para resolver o problema do São Donato. A verdade é que esse caso todo envolvendo o hospital São Donato não conseguiu mobilizar as lideranças. Houve um movimento inicial, mas o assunto perdeu força. Se continuar nessa batida, há sim um risco enorme de descontinuidade dos serviços e, quando isso acontecer, a retomada vai ser lenta e dolorosa.

No comando

No Balneário Rincão, o MDB fez sua convenção no último dia 15 e, neste fim de semana, definiu sua executiva, que conta com os cinco vereadores eleitos do partido. Mas, por lá, a presidência do partido é presidida por empresários da cidade. Fernando Cardoso, presidente, e Neném do Abimar, vice-presidente, foram eleitos por unanimidade. O vice-prefeito Luiz Laurindo, do PSD, esteve prestigiando o evento. MDB e PSD devem estar juntos na próxima eleição, com o MDB indicando o vice.

Sem pretensões

Com a ida de Neném do Abimar para a executiva do MDB, muita gente já passou a especular uma possível candidatura dele no pleito do ano que vem. Neném foi ontem na Massa FM, foi falar do aniversário do Abimar e já falou também sobre política. Ele elogiou o trabalho do prefeito Jairo, mas deixou claro que está ajudando no processo e que não tem pretensões de disputar cargos eletivos. “Tenho compromisso com os mais de 570 colaboradores que hoje temos na família abimar. Quero continuar contribuindo de outras maneiras”.

Em festa

Forquilhinha celebrou nesta quarta-feira 34 anos de emancipação político-administrativa. Para marcar a data, a cidade realiza mais uma edição da Heimatfest, evento que segue ao longo de todo o fim de semana, resgatando a cultura e a gastronomia trazida pelos imigrantes alemães que colonizaram a comunidade.

Em Brasília

Clésio Salvaro, prefeito de Criciúma, cumpriu agenda nesta terça-feira em Brasília. Ao lado do deputado Rodrigo Minotto, ele visitou gabinetes de parlamentares catarinenses e passou por ministérios em busca de recursos. Segundo Salvaro, o foco é o financiamento de uma nova etapa do canal auxiliar do rio Criciúma e projetos de macrodrenagem. O prefeito também buscou apoio para a obra de desassoreamento do rio Sangão.

Falando em Salvaro

Ele está cada vez mais perto do PSD. Deve definir essa situação no próximo mês. Salvaro levará consigo muitos nomes importantes do PSDB. Na lista estão Arleu, Celito e outras figuras conhecidas no paço.

Quermesse

O fim de semana será de festa de São José em Criciúma. O evento tradicional resgata a tradicional quermesse com barracas no entorno da Catedral de São José. Segundo o Padre Carlos Possamai, a festa celebra o padroeiro da cidade e marca a volta do evento pós pandemia. Segundo ele, a expectativa é que famílias de toda a região participem do evento, que segue até domingo.

Campanha

O governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família, iniciou nesta semana a mobilização dos municípios catarinenses para a campanha maio laranja, que visa combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. O intuito é levar informação para incentivar, principalmente, as denúncias contra esse tipo de crime.