Supermercados esperam alta de 10% nas vendas de Páscoa

10

Apesar dos ovos estarem com preços 12% mais caros, estabelecimentos que comercializam chocolates estão com boas expectativas

Criciúma e Região

De acordo com Ricardo Althoff, vice-presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) para o Sul de Santa Catarina, os corredores dos supermercados na região de Criciúma já estão mais animados com a chegada da Páscoa. Embora alguns ovos de chocolate tenham ficado 12% mais caros do que no ano anterior, a indústria espera uma alta de 10% nas vendas de chocolates em geral. Althoff explica que, para manter o espírito da Páscoa, é importante começar as vendas com antecedência.

“Esperamos passar o Carnaval para iniciarmos as vendas. É importante começarmos com antecedência para mantermos o espírito de Páscoa e para as pessoas se acostumarem com o período. A indústria espera um crescimento de 10% de venda de chocolates em geral, ou seja, ovos, barras e caixas de bombons”, explica Althoff.

“Tivemos aumento nos preços dos ovos de 7% a 12%. O transporte e as embalagens são diferentes, por exemplo, e isso aumenta o preço. Praticamente aumentou com o preço da inflação também”, acrescenta o vice=presidente da Acats.

Althoff afirma que houve uma mudança de comportamento dos consumidores, que presenteiam crianças com ovos de chocolate e adultos com barras, caixas de bombons ou kits de chocolates. “Há uma mudança de comportamento, ou seja, se presenteia as crianças com ovos de chocolates e os adultos com barras, caixas de bombons ou até mesmo kits que são montados de chocolates”, afirma Althoff.

Além disso, o período da Quaresma também tem influência nos mercados, já que há um aumento no consumo de outros produtos da época, o que movimenta a economia da região. “Estamos na Quaresma e existe mais consumo de pescados, atum em lata, azeitonas e azeite de oliva, por exemplo. Tudo isso movimenta a economia da região carbonífera”, pontua Althoff.