Governadores do Sul e Sudeste discutiram os temas em comum e relevantes aos estados do Sul e do Sudeste durante o Cosud 2023
Rio de Janeiro
O governador Jorginho Mello esteve reunido na sexta-feira (3), com os governadores do Sul e Sudeste para discutir os temas em comum e relevantes aos estados do Sul e do Sudeste, durante o Cosud 2023, que está sendo realizado no Rio de Janeiro. Em uma coletiva de imprensa, no Palácio Guanabara, foi anunciada a criação de uma câmara técnica para acompanhar e formular propostas para a Reforma Tributária. O grupo será composto pelas secretarias da Fazenda dos estados.
“Aqui no Cosud estamos alinhando nossos pontos em comum e estamos criando uma câmara técnica de discussão sobre a Reforma. A expectativa é que a gente consiga aprovar uma reforma que ajude no desenvolvimento no Brasil”, destacou o governador de Santa Catarina.
Os governadores também discutiram a alocação de mais recursos em setores como infraestrutura e meio ambiente. O objetivo é que os estados estejam mais bem preparados para reduzir o risco de desastres naturais. Os chefes do Executivo prestaram solidariedade às vítimas das chuvas no Litoral Norte de São Paulo e demonstraram preocupação com os impactos da estiagem na produção agrícola dos estados do Sul.
O Consórcio de Integração Sul e Sudeste foi criado em Belo Horizonte (MG), no dia 16 de março de 2019. O objetivo principal é consolidar a agenda de cooperação entre os governos do Sul e Sudeste, com temas que atendam às demandas econômicas, sociais e ambientais. Com uma população de 119 milhões de habitantes, as duas regiões concentram 70% do PIB nacional, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Entre as áreas prioritárias do consórcio estão a segurança pública, combate ao contrabando, sistema prisional, saúde, desburocratização, turismo, educação, desenvolvimento econômico, logística e transportes, inovação e tecnologia.