Foram 25 meses de ações efetivadas, resultados alcançados, sistemas implantados e retorno bastante positivo da população. O novo desafio é a coordenação regional do IMA.

Içara

Após dois anos e um mês à frente da Fundação de Meio Ambiente de Içara (Fundai) Ibanez Anibal Zanette apresenta balanço das realizações no órgão público e se despede com a sensação de dever cumprido para assumir um novo desafio. O içarense será o novo coordenador Regional do Instituto do Meio Ambiente (IMA) e Santa Catarina.

Ibanez deixou a Fundai oficialmente na última quinta-feira (23) e teve sua nomeação ao IMA publicada no diário eletrônico do estado na sexta-feira (24). “Completei dois anos e um mês na Fundai. Foram muitas ações desenvolvidas que, além de beneficiarem os içarenses e agilizarem processos, apresentaram os trabalhos da Fundai para toda a população. A fundação deixou de ser coadjuvante no setor público e passou a ser protagonista”, assinala Zanette.

Entre as ações implementadas por ele está a digitalização dos serviços por meio da qual os cidadãos podem solicitar licenciamentos e fazer denúncias relacionadas ao meio ambiente, inclusive, mantendo o anonimato. Isso ocorre devido à implantação de sistemas online. “Precisávamos adaptar e otimizar os processos e isso aconteceu por meio da digitalização que, além de todos os benefícios, promoveu a aproximação do contribuinte com os serviços. Sem contar a economia gerada de aproximadamente 12 mil reais/ano com a diminuição das impressões”, explica Ibanez Zanette.

Reciclar

Neste contexto aconteceu o Reciclou Levou, que em 2021 movimentou R$ 132.000,00. Em 2022 teve aumento de 12 mil reais no repasse anual além de disponibilizar um container para melhorar o conforto do contribuinte, e o Recicla Escola. A proposta foi desenvolvida por quatro meses em 2022, envolveu 12 escolas municipais, mais de quatro mil estudantes e coletou aproximadamente 350 toneladas e material reciclável. Ainda teve a criação do Ecoponto para lixos eletrônicos e o aumento de comunidades atendidas pela coleta seletiva, que hoje chega a 22 regiões.

Adequações ao IPTU Verde, doação de mudas e paisagismo

Os imóveis que apresentam adequações ao programa podem ter descontos no IPTU. Quanto as doações de mudas de árvores nativas, nestes dois anos foram disponibilizadas 11,5 mil mudas para pessoas físicas as quais cobrem totalmente 13 hectares. A beleza da cidade também passa pelas mãos caprichosas da equipe da Fundai com a implantação de canteiros em rótulas, praças e parques a exemplo do Parque Ambiental.

Castração Social de cães e gatos

Já no controle de animais e zoonose, apenas em 2021 foram realizados 3405 procedimentos de castração. Um acréscimo de 36% em relação a 2020. Já em 2022 iniciaram as atividades do BusCão somando 37 ações, 800 castrações. No mesmo ano foram atendidos 2850 animas no Centro de Castração, totalizando no período 3650 atendimentos. Um novo recorde com acréscimo de 7% em relação a 202.

Içara Sustentável

O concurso foi lançado com o objetivo de reconhecer empresas, entidades, organizações, ONG’s e pessoas físicas que possuem um sistema de gestão ambiental ou contribuem dentro de suas ações para a sustentabilidade local.

Avaliação

“Esses dois anos de gestão à frente da Fundai foram desafiadores. Vim da iniciativa privada e procurei entender as necessidades e a forma que o serviço público funciona. Dentro de todas as ações citadas, a que mais me orgulho é de ter atendido todas as pessoas que me procuraram, seja pessoalmente, telefone ou redes sociais, não importando dia ou hora, todos foram atendidos. Claro que muitas vezes a resposta não agradou quem me procurou, pois o órgão ambiental municipal regula e fiscaliza ações relacionadas ao meio ambiente, mas garanto que jamais alguém ficou esperando para ser atendido nessa gestão. Saio com a sensação de dever cumprido, grato a oportunidade dada pela prefeita Dalvania e o vice Jandir, grato à equipe da Fundai e aos colegas da gestão pela parceria”, concluiu.