Vereadores aprovam requerimento para estudo de retomada da Guarda Municipal

18

Prefeitura de Criciúma terá 30 dias para responder se acata ou não a solicitação

Criciúma

Os vereadores de Criciúma aprovaram por unanimidade na sessão de segunda-feira (28) o requerimento 712/2022, de autoria de diversos vereadores. O texto questiona a Prefeitura de Criciúma sobre a possibilidade de um estudo de viabilidade e do impacto financeiro para recriar a Guarda Municipal na cidade de Criciúma.

O Poder Executivo tem até 30 dias para responder para a Câmara de Vereadores se dará prosseguimento ao pedido ou não e apresentar as justificativas. A retomada do debate sobre a volta da Guarda Municipal em Criciúma foi solicitada pelo vereador Júlio Kaminski, em Audiência Pública realizada no dia 17 de novembro e que discutiu temas voltadas à segurança no município.

Kaminski estava entre os vereadores que aprovaram a extinção da Guarda Municipal de Criciúma no ano de 2017, mas defende que a volta do órgão de segurança seja reavaliada.

“Naquela ocasião, o modelo não estava funcionando de maneira adequada. A gestão da Segurança Pública é do Estado, mas os municípios também podem criar as suas guardas-municipais. Na Audiência Pública foi levantado custos que o município vem tendo por conta de prejuízos patrimoniais que vêm sofrendo. Porque não avaliar a relação de custo benefício? Porque não analisar o quanto representa a retomada na vida das pessoas? Não no mesmo modelo, mas um modelo novo, com a guarda mais estruturada”, disse.

O parlamentar ainda foi acompanhado pelos vereadores Pastor Jair Alexandre (PL), Juarez de Jesus (PSD) e Paulo Ferrarezi (MDB), que também se posicionaram a favor do estudo para retomar a Guarda Municipal de Criciúma.