Emendas impositivas
Já tradicionais na Assembleia Legislativa e no Congresso Nacional, as emendas impositivas podem ganhar vez agora na Câmara de Nova Veneza, medida que aliás pode também se tornar referência para outros municípios. O projeto de Nova Veneza já passou em primeira votação, mas como ele altera a lei orgânica da cidade precisa ainda de mais uma sessão. Conforme o projeto, o valor disponibilizado anualmente para cada vereador será de 1,2% da receita para emendas individuais e 1% para emendas de bancada. O cálculo, se levada em consideração a arrecadação de 2021, seria de R$ 89 mil para cada vereador, enquanto as bancadas teriam cerca de R$ 640 mil, divididos proporcionalmente entre as bancadas por representação. Os recursos terão que ser aplicados em percentual de 50% para a área da saúde e o restante para a área que o vereador determinar, incluindo entidades organizadas. Na prática o projeto coloca dinheiro na mão dos vereadores para que eles tenham mais autonomia para definir algumas ações na cidade
Comemorando
A quinta-feira foi de festa para os profissionais da saúde de Criciúma. Eles foram celebrados em evento no Paço por conta da liderança nacional em qualidade na saúde. O reconhecimento foi feito pelo Ranking de Competitividade e Sustentabilidade dos Municípios, divulgado na última semana pelo Centro de Liderança Pública (CLP). Para celebrar o resultado, as equipes de Saúde e entidades da cidade receberam homenagens por sua parceria junto à administração municipal. Na avaliação, Criciúma subiu 16 posições em comparação com a avaliação anterior – divulgada ano passado –, consolidando-se número um do Brasil no indicador “Qualidade em Saúde”, com nota 90,76 de 100. O indicador é subdividido em cinco itens: obesidade na infância; desnutrição na infância; mortalidade na infância; mortalidade por causas evitáveis e mortalidade materna. A cidade se destacou principalmente nos últimos três, com colocações nacionais de, respectivamente, 15°, sétimo e primeiro lugar. “Celebrar essa conquista é valorizar todos os responsáveis por ela. É incentivar e motivar os profissionais para oferecermos atendimentos cada vez mais eficientes para as famílias”, destacou o prefeito Clésio Salvaro.
Sancionada
Prefeita Dalvania Cardoso sancionou a lei que cria o Núcleo do Bem Estar Animal em Içara. Iniciativa foi comemorada pelas Ongs e entidades de defesa dos animais na cidade. “Recebi a proposta com muito carinho, fizemos os devidos encaminhamentos, o legislativo aprovou e, agora, com muita satisfação sanciono essa lei a qual considero de fundamental importância. Destaco, também, o trabalho da equipe da Fundai e de todas as pessoas envolvidas no sentido de assegurar melhor qualidade de vida para os nossos pets”, ressaltou a prefeita Dalvania Cardoso.
Comprometidos
Candidatos ao Governo de Santa Catarina se reuniram na Fiesc e assumiram ontem um compromisso de valorização das indústrias do Estado e também em não elevar os impostos a partir do próximo mandato. O evento é tradicional na Fiesc e uma mostra da força do empresariado do Estado.
Baixou
Pela segunda semana consecutiva a Petrobras baixou o preço do gás de cozinha. A queda é de cerca de 3 reais por botijão, praticamente o mesmo da semana passada. Com o preço ainda acima dos 100 reais a queda é pequena, mas pelo menos é um alento no bolso do consumidor brasileiro.
Salário menor
O salário mínimo do brasileiro deve ficar abaixo daquele inicialmente anunciado pelo Governo e encaminhado ao Congresso. É que o valor aprovado tem como base a previsão inflacionária. Como o índice deve cair o reajuste também vai ser menor.
Dia de Doar
Vai para a sanção do Prefeito Clésio Salvaro o projeto apresentado pelo vereador Zairo Casagrande e que Cria do Dia de Doar em Criciúma. A data escolhida é o dia seguinte ao Dia de Ação de Graças, que tradicionalmente no Brasil a gente conhece como Black Friday. O objetivo do projeto segundo o autor é promover uma cultura de doação para fins de filantropia no município, mobilizando os criciumenses, empresas e a sociedade civil organizada de um modo geral, para que, juntamente com o Governo Municipal, caminhe com destino a uma cidade mais generosa, voluntária e solidária.