Vagas são no Hospital Materno Infantil Santa Catarina e servirão aos pacientes da Região Carbonífera, mas não exclusivamente

Criciúma

Como parte do plano estratégico de ampliação de unidades de terapia intensiva para pacientes infantis, o secretário de Estado da Saúde, Aldo Baptista Neto, participou ontem (21) da inauguração de sete novos leitos de UTI neonatais no Hospital Materno Infantil Santa Catarina (HMISC), em Criciúma, na Região Carbonífera. As vagas não são exclusivas, sendo possível ao estado deslocar pacientes de outras regiões em casos de vaga e emergência.

As unidades farão o suporte desta demanda na região, se somando aos 43 leitos de UTI neonatais e pediátricos já instalados no sul do Estado. Em todo o Estado, já são 121 leitos infantis instalados nas macrorregiões de saúde, unindo esforços para fortalecer a rede de atendimento deste público em Santa Catarina. Com os novos leitos, já foram ampliados desde junho, 60 leitos de UTI neonatal e 5 intermediários, além de 33 de UTI pediátrica e 23 de intermediários.

A ampliação da estrutura de atendimento infantil nas regiões reflete na cobertura de atendimento em todo o Estado. Isso ocorre devido a estrutura de atenção à saúde em Santa Catarina, através da Central de Regulação são realizadas as transferências de pacientes, respeitando as necessidades e condições clínicas, buscando a garantia do atendimento pleno.