Badesc e o BRDE darão crédito subsidiado para a expansão de redes de 22 cooperativas, que beneficiam 260 mil propriedades e mais de um milhão de catarinenses

Da Redação

Com a presença de presidentes de cooperativas de eletrificação do estado, o governador em exercício Moacir Sopelsa sancionou na tarde de ontem (14) a lei 18.516 que institui a Política Estadual de Apoio às Cooperativas de Energia Elétrica (Peacesc). Pela lei, o governo poderá celebrar convênios – por meio de instituições como o Badesc e o BRDE – para a expansão de redes de 22 cooperativas que beneficiam 260 mil propriedades e mais de um milhão de catarinenses.

“Esse momento representa o reconhecimento à força do cooperativismo que vai levar energia, mais qualidade de vida e dignidade, especialmente a quem produz. É justo que se faça isso, porque essas cooperativas estão há anos contribuindo com o desenvolvimento de Santa Catarina com suas produções e não podiam firmar convênio com o Estado para melhorarem sua capacidade operacional”, pontua Sopelsa.

Coube ao presidente da Federação Catarinense das Cooperativas de Energia (Fecoerusc), Walmir Rampinelli, transmitir o sentimento de gratidão do setor, em nome dos representantes das cooperativas filiadas que serão beneficiadas com a lei. “Quando há boa intenção, as coisas acontecem. Gratidão é a palavra que define o momento que estamos presenciando. Isso vai significar muito para a qualidade do nosso trabalho, o que será revertido em mais desenvolvimento, melhora na vida das pessoas e dos produtores”, agradece Rampinelli.

Presidentes de cooperativas presentes no ato de sanção da lei, nesta quarta-feira, 14, reconheceram a agilidade da tramitação do projeto na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). O PL foi analisado pelos parlamentares em reunião conjunta extraordinária das comissões de Constituição e Justiça; Finanças e Tributação; e de Trabalho, Administração e Serviço Público e aprovado em plenário no mesmo dia.