Grupo pretende entender melhor os problemas das filas de espera para cirurgias eletivas e a necessidade de novos leitos para UTI neonatal ou pediátrica

Içara

A fila de espera para cirurgias eletivas, exames de ressonância magnética, tomografias e novos leitos para UTI neonatal serão abordados com o secretário municipal de Saúde Sandro Ressler pela Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Içara hoje (1º), às 18 horas. Conforme o presidente da comissão, vereador Pedro Mazzuchetti, são muitas pessoas aguardando algum tipo de procedimento.

“A responsabilidade é do Estado, por isso vamos verificar com o Ressler como está à realidade do município em relação a esses casos, e agendarmos uma reunião com o Secretário Estadual para cobrarmos as providências, pois são muitas pessoas nas filas”, disse Mazzuchetti.

Em relação à falta de leitos neonatais, o vereador informou que em conversa com o diretor do Hospital São Donato, existe a possibilidade de a instituição prestar esse serviço, por esse motivo pretende incluir nas solicitações ao secretário de Estado. “O São Donato já possui 20 leitos de UTIs, a proposta que pretendemos apresentar é para mais cinco novos leitos neonatais, sem reduzir os existentes”.

Programa Zera Fila

Uma das ações que Ressler deve apontar para os vereadores é o Programa Zera Fila, que permite retirar pessoas das filas de cirurgias com recursos próprios da Prefeitura. Mais de 100 pessoas foram tiradas da fila de espera para a realização de exames de ressonância magnética em Içara ontem, por exemplo. A entrega da autorização para a realização do procedimento ocorreu no auditório Osvaldo Duarte, no Paço Municipal Ângelo Lodetti. O programa foi implantado no início do ano passado e já foram beneficiadas mais de seis mil pessoas.

“Esta é uma das ações do governo que deram certo. A saúde não espera. A cota do SUS é insuficiente para resolver a demanda que temos em Içara. Por isso, criamos esse programa em que colocamos dinheiro do município, da prefeitura, para adiantar as filas”, comentou a prefeita Dalvania Cardoso. “Também recebemos dinheiro de deputados, pois pedimos para todos, independentemente de qual partido seja. O dinheiro público é do povo”, pontuou a prefeita.