Olhos em Brasília

Hospitais e Santa Casas de todo o Brasil estão com os olhos voltados para Brasília. Câmara dos Deputados deve votar ainda esta semana o projeto que estabelece o piso salarial nacional para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras terá sua urgência votada pelo Plenário nesta semana. Conforme a proposta, o valor mínimo inicial para os enfermeiros será de R$ 4.750, a ser pago nacionalmente pelos serviços de saúde públicos e privados. Além de estabelecer o piso a proposta também mexe na carga horária dos trabalhadores. Essas mudanças vão pesar e muito na contabilidade dos hospitais e vai faltar dinheiro na hora de fechar a conta.

Reabilitação

Câmara de Vereadores de Criciúma aprovou projeto do vereador Paulo Ferrarezi que prevê a criação de uma Casa de Reabilitação. Objetivo é atender pessoas carentes que precisam de atendimento diferenciado para se recuperarem de cirurgias e de problemas de saúde que necessidade de atendimento especializado. Questionamento agora será avaliado pela Secretaria de Saúde.

Liberado

O tráfego sobre a rodovia Lino Zanoli em Içara voltou a ser liberado no sábado. A rodovia passou as últimas duas semanas com o trânsito bloqueado por conta da queda da ponte que passa sobre o rio das pedras. Segundo o secretário de Obras Márcio Toretti, a liberação é parcial. O trânsito no trecho segue permitido apenas para veículos leves e pedestres. Caminhões e ônibus seguem sendo obrigados a buscar rotas alternativas. A liberação total do trânsito só vai ocorrer quando uma nova ponte de concreto for construída. A obra deve iniciar nos próximos dias.

Recurso

O Hospital São José recebeu verba de 1 milhão de reais para a compra de medicamentos e insumos. Os recursos foram encaminhados através de emenda parlamentar do deputado federal Ricardo Guidi. A diretora geral do hospital, irmã Isolene Lofi explicou que o convênio será usado no custeio de ações como: compra de medicamentos e insumos, folha de pagamento, energia elétrica e outras demandas para manter as portas do hospital abertas.

Vacinando

O cronograma de vacinação em Içara contra a Covid-19 segue ao longo desta semana com aplicação de primeiras, segundas e doses de reforço em toda a população. A vacinação em adultos segue acontecendo no Centro de Vacinação, localizado na Praça da Juventude, das 14h às 20h, sem agendamento. Já a aplicação da vacina em crianças segue nas nove Unidades de Saúde da Família espalhadas pelo município.

Cortando

A Latam Linhas aéreas anunciou que vai cancelar, já a partir de abril, 21 rotas nacionais. A decisão foi tomada por conta da alta no preço dos combustíveis. Segundo a empresa, o reajuste anunciado pela Petrobrás encareceu o preço destas operações e tornou as linhas inviáveis. Ainda não há informações se a decisão afeta a presença da empresa no Aeroporto de Jaguaruna.