Produção cultural, expressão vocal, teatro de sombras para crianças e teatro de rua são as opções

Criciúma

A Cia O Sombrista vai oportunizar nos dois últimos fins de semana de março e no primeiro de abril quatro oficinas culturais gratuitas. Os encontros serão realizados em Criciúma e Turvo e se chama Cardápio Cultural de Oficinas Artísticas.

O projeto tem o objetivo de inserir e capacitar 320 pessoas ao mundo da arte. “A ideia é um ‘cardápio’ recheado de opções culturais, ampliando o acesso de bens culturais à população e aos fazedores de cultura e arte, de forma gratuita. É o norte desse projeto”, enfatiza Giancarlo Carlomagno, artista idealizador.

A proposta da Cia foi estruturada sob quatro pilares que se conectam ao tema de cada uma das oficinas. Conforme Carlomagno, a iniciativa possibilita contribuir para o surgimento de melhores e mais completos profissionais da arte, ampliando conhecimentos e democratizando o acesso à cultura. A produção cultural é o primeiro passo para coletivos, grupos ou artistas solos começarem suas trajetórias de uma forma assertiva, já que trabalhar com teatro de rua é um dos mais difíceis nas artes cênicas.

O Cardápio Cultural de Oficinas Artísticas é um projeto selecionado pelo Edital Aldir Blanc 2021 – executado com recursos do Governo Federal, e Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.

A participação já pode ser feita por meio do endereço de internet na bio do Instagram @osombrista. A oficina de teatro de sombras será ministrada na Escola Jorge Schutz, em Turvo, para mais de 230 crianças e não há inscrições disponíveis. Para os demais momentos, são 30 vagas para participação presencial. Já a aula inaugural, que ocorre na oficina de produção cultural, será online e terá um número ilimitado de lugares. Em cada oficina, haverá um intérprete de libras para pessoas com deficiência auditiva ou baixa audição.