A partir do novo decreto, a decisão sobre a utilização será dos pais ou responsáveis

Içara

Crianças de seis a 12 anos estão desobrigadas de utilizar máscaras de proteção contra o coronavírus em Santa Catarina, inclusive no ambiente escolar. A partir do novo decreto, já publicado no Diário Oficial do Estado, a decisão sobre o uso caberá exclusivamente aos pais ou responsáveis pelas crianças, que deverão supervisionar a correta utilização e retirada.

O decreto, no entanto, não exclui a recomendação da Secretaria de Estado da Saúde quanto ao uso de máscaras por todos os públicos quando em ambiente fechado ou em locais abertos onde haja aglomeração de pessoas.

Comitê quer manter uso das máscaras em Criciúma

Na contramão do que vários países já estão fazendo, o Comitê de Gerenciamento do retorno às aulas de Criciúma, reunido ontem (3), emitiu documento o encaminhado às escolas da cidade na defesa da manutenção do uso da máscara.

O Comitê aponta que “a máscara é considerada uma barreira de proteção contra o vírus” e que a não utilização dela faz aumentar a chamada transmissibilidade. “A criança que não fizer uso da máscara no espaço da sala de aula será considerada integrante do grupo contactante”, ressaltam os membros do Comitê. Com isso, é considerado que “havendo alguma pessoa com suspeita ou positivada na turma, a criança também será afastada das atividades presenciais”.

Entenda as novas regras

O texto diz que “o uso de máscara de proteção individual por crianças de 6 a 12 anos fica sob responsabilidade dos pais ou responsável, que deverão supervisionar a correta utilização da máscara, sua colocação e retirada”.

A SES recomenda, por exemplo, manter o uso em crianças que possuem doenças crônicas, também nas que ainda não estão completamente imunizadas com as duas doses da vacina contra a Covid-19, e em casos onde há membros da família em risco maior de doença grave ou que não estejam imunizados. Segundo dados da SES, entre janeiro e março mais de 183 mil crianças foram vacinadas em SC.

A secretaria também recomenda a observação do modelo de matriz de risco potencial regionalizado, divulgado todas as semanas. Neste caso, é necessário observar se a criança reside em uma área com alta transmissão de Covid-19, as classificadas em nível de Risco Alto (amarelo), Grave (laranja) ou Gravíssimo (vermelho). Atualmente apenas a região Foz do Rio Itajaí não está classificada nas cores acima – está enquadrada na cor azul, de risco moderado.

“Dessa forma, levando-se em consideração todos esses pontos, as crianças que desejam continuar usando máscaras de proteção em ambientes escolares devem ser apoiadas em sua decisão de fazê-lo, tanto pela família quanto pela comunidade escolar, mesmo que o seu uso não seja obrigatório”, diz o texto da SES.

Vacinação contra a Covid-19 continua em Içara

A vacinação contra a Covid-19 em Içara está sendo realizada normalmente. A vacinação de adultos acontece no Centro de Vacinação localizado na Praça da Juventude das 14h às 20h. Já a aplicação da vacina em crianças acontece em 10 Unidades de Saúde da Família (USF). Os pais podem procurar o atendimento e agendar a vacinação das crianças, que sempre acontece das 7h às 12h e das 13h às 15h30min. Presidente Vargas, Liri, Esplanada, Aurora, Vila Nova, Boa Vista, Jaqueline, Raichaski, Primeiro de Maio e Jardim Elizabete são as unidades disponíveis para a vacinação dos pequenos.