Chilli: o seu refogado picante

Chef PV show ensina como fazer chilli na parrilla, mas receita também pode ser replicada no fogão

O chilli é um prato muito consumido nos Estados Unidos, e vem da cultura Tex-Mex, ou seja, a fusão do Texas com o México. E o que vem na nossa cabeça quando citamos isso? Sim, pimenta! O chilli é um refogado que leva carne (suína, bovina…) e que ao ser misturado com temperos secos e picantes, é cozido, apurando sabores e se tornando uma comida marcante.

Há quem o utilize para fazer sanduíches, colocar em cima do arroz, ou simplesmente, fazer um aperitivo com nachos, perfeito para aqueles momentos de cerveja e diversão com os amigos.

Existem inúmeras polêmicas acerca do preparo do chilli. A primeira delas remete ao uso do feijão. Os aficionados e até sociedades de chilli pelo mundo defendem que é um prato básico e que não recebe a adição de feijão. Se tem feijão, não é chilli! Outro ingrediente que divide opiniões é o tomate. Para alguns ele não deve ser adicionado. Para outros, ele é um dos principais ingredientes.

Sem querer tomar partido dessa briga, apresento a vocês o Chilli do PV.

Ingredientes: 500g de carne moída, 6 tomates, 3 cebolas, 6 dentes de alho, ¼ de xícara de molho inglês, 1 xícara de molho de tomate, queijo prato em fatias, 4 colheres de sobremesa de mostarda, 1 pão italiano, louro em pó a gosto, cominho a gosto, pimenta dedo de moça, páprica a gosto, pimentão vermelho, canela a gosto, sal e azeite a gosto e nachos sabor neutro.

Modo de preparo: Começou picando a cebola e os tomates ao meio, depois ao meio de novo e divido em 6 partes. Pico os alhos ao meio e adiciono toda essa preparação na perfurada, levando-a ao fogo da parrilla. Você também pode fazer isso em uma frigideira caso não tenha talentos a frente da churrasqueira.

Em uma frigideira eu adiciono azeite extra virgem, a carne moída, salgo a mesma e começo a refogar. Transfiro os legumes tostados para a frigideira para tudo incorporar. Depois de mexer bem, adiciono a água, o molho inglês e o molho de tomate. Agora é deixar em fogo médio, para tudo apurar e os ingredientes se conhecerem melhor.

Nesse momento, misturo meu mix de temperos a gosto, com louro, cominho, pimentas desidratadas e adiciono também uma pimenta dedo de moça picada com as sementes. Deixo apurar bem e experimento. Corrijo o sal se necessário.

Para servir um posso fazer um sanduíche completando com queijo e colocando para derreter na parrilla ou no forno ou posso também servir ao centro de um prato, com nachos ao redor. Fica uma delícia. Perfeito para aquela reunião entre amigos. Bom apetite!

Veja o modo de preparo através do celular usando o QR Code desta página.