Inicialmente, o insumo seria regaseificado no município e injetado na rede de distribuição da SCGás, mas o projeto foi alterado

Içara

A SCGás firmou contrato com a NFE Power para suprimento adicional de gás natural destinado ao abastecimento na região Sul catarinense, tendo Içara uma posição estratégica no projeto. Inicialmente, o insumo seria transportado no modal rodoviário até o município, onde seria regaseificado e injetado na rede de distribuição da companhia. As operações iniciariam em março deste ano, mas os planos mudaram.

“O supridor (NFE Power) apresenta nova data sugerida de fornecimento para junho de 2022. As licenças de transporte rodoviário atrasaram e a tendência é que o abastecimento adicional se dê por meio do terminal de GNL (gás natural liquefeito) na Baía da Babitonga, o que dá competitividade ao insumo. O abastecimento ao mercado não está comprometido”, afirma a SCGás.

De acordo com a empresa, como o terminal de GNL, em São Francisco do Sul, será interligado ao gasoduto Brasil-Bolívia, usado para atender as redes de distribuição da companhia, o insumo será injetado diretamente e virá para o Sul do Estado via Gasbol. As operações do terminal devem iniciar no primeiro semestre deste ano e projeta-se o aumento de 179% na disponibilidade do insumo para Santa Catarina, segundo projeto da empresa Golar Power LNG que foi adquirida pela New Fortress Energy.

Entre os clientes da região, são 16 indústrias e dois postos de gás natural veicular (GNV) atendidos em Içara. “Na medida em que a rede se encontra na cidade, a SCGás atende à demanda conforme interesse dos clientes, no caso do segmento industrial. No caso do GNV, depende da estratégia comercial da companhia”, esclarece a distribuidora.

Em 2022, a empresa projeta conectar quase 30 novas indústrias no Estado, incluindo empresas de Içara, Cocal do Sul, Gravatal, Nova Veneza e Sangão, na região Sul. Até 2026, o plano é atender cerca de 150 novas indústrias, chegando ao total de 480 indústrias abastecidas em Santa Catarina.

Colaboração Andreia Limas, Canal Içara.