Não vem

Está confirmado. Bolsonaro não virá ao Balneário Rincão para a etapa do Mundial de Beach Tennis. A vinda do presidente foi anunciada pela assessoria de Daniel Freitas. Na sexta, o próprio deputado, em mais um de seus muitos vídeos ao lado do presidente, deixou claro que ele não vem. Bolsonaro elogiou a modalidade, falou da importância do evento, enfim foi só elogios, mas relatou que não conseguirá encaixar sua vinda na agenda. O motivo é a viagem dele para a Rússia. A informação decepciona apoiadores do presidente, que chegaram a fazer uma carreata para comemorar a sua virtual presença no Balneário.

Recomeçando

A tão esperada conclusão das obras de pavimentação da SC-442 já tem data marcada – 21 de fevereiro. O secretário de estado de Infraestrutura, Tiago Vieira, cumpriu agenda em Cocal do Sul com a presença do prefeito Fernando de Fáveri, representantes do Legislativo, Cerâmica Eliane e autoridades do município. “Há um proprietário que não concorda com o processo de desapropriação, mas agora a secretaria de estado tem aval da justiça e a obra vai sair”, explica o prefeito de Cocal.

Três

Valdir Cobalchini, Antídio Lunelli e Dário Berger são os três candidatos do MDB para as prévias. Ainda tem dúvida pairando no ar para saber se a consulta será ou não confirmada, mas a verdade é que a lista de candidatos está pronta e agora é esperar pela posição da militância.

Articulando

Os membros da Mesa Diretora da Câmara Municipal já articulam a favor da obra da nova sede para a casa legislativa. Os vereadores Roseli De Lucca, Júlio Kaminski, Salésio Lima e Toninho da Imbralit acabam de sair do gabinete regional do deputado estadual Júlio Garcia. O parlamentar vai provocar o encontro dos vereadores com a bancada do Sul.

Gean renuncia

O prefeito da Capital Gean Loureiro confirmou que vai renunciar ao mandato. Um dos principais líderes do União Brasil (Fusão de PSL e DEM), ele pretende disputar o processo eleitoral deste ano. Gean já vinha trabalhando para ser candidato ao Governo de Santa Catarina, mas dependendo das composições podem acabar tentando a vaga catarinense no Senado. A renúncia de Loureiro será no dia 31 de março, dois dias antes do prazo estabelecido pela legislação eleitoral. Com isso, o cargo de prefeito da Capital passa a ser exercido pelo vice, Topázio neto.

Quase 40%

Esse é o percentual de idosos acima dos 60 anos que em Santa Catarina não retornaram as unidades de saúde para a aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19. Vale ressaltar que a aplicação da dose de reforço é fundamental para que se complete o ciclo vacinal. Para que os insistem em fazer parte desta estatística fica o alerta. A maioria dos que estão morrendo por conta da covid neste momento são justamente os que não estão com o ciclo vacinal completo.

Novidade

A partir deste mês, as faturas de energia a serem recebidas na área de concessão da Cooperaliança estarão diferentes. Isso porque, a cooperativa readequou a formatação de acordo com o artigo 147 do anexo 11 da Regulamentação do ICMS do Governo do Estado de Santa Catarina. A nova fatura já está sendo impressa com o novo número de atendimento ao consumidor, que entrará em funcionamento em breve, após a fase de testes. Por enquanto, os associados e consumidores que precisarem dos serviços da Cooperaliança podem continuar ligando para o 0800 48 4040.

Para federal

Secretário Luiz Fernando Vampiro vai mesmo disputar vaga na Câmara dos Deputados. No ano passado chegou a ser especulada a possível ida do parlamentar para o Tribunal de Contas, mas como não irá abrir vaga no TCE na gestão de Carlos Moisés, Vampiro será sim candidato.

Alvará definitivo

A partir deste ano, o alvará de funcionamento não terá mais prazo de validade em Criciúma. A mudança ocorre após a Lei Federal Nº 14195, de agosto de 2021. Anteriormente, era necessário emitir um novo documento anualmente. Agora, o alvará de 2022 é valido até que ocorra uma alteração em dados no cadastro municipal. A taxa de alvará, porém, segue mantida.