Estudantes que, por razões médicas, não puderem retornar ao regime presencial, deverão comprovar a necessidade de afastamento por laudo médico e serão avaliados semestralmente
Da Redação
Alunos e professores voltaram às salas de aula ontem (7), iniciando o ano letivo de 2022. A principal mudança é a retomada do atendimento 100% presencial para os 512 mil estudantes matriculados nas 1.056 escolas da rede estadual de Santa Catarina.
A nova determinação para o ano letivo de 2022 permite o atendimento de todos os estudantes de forma simultânea em sala de aula, sem o distanciamento social. As regras de distanciamento continuam válidas apenas nos locais de alimentação escolar, sendo de 1,5 metros para ambientes sem ventilação e de 1 metro para ambientes com ventilação.
Os estudantes que, por razões médicas, não puderem retornar ao regime presencial, deverão comprovar a necessidade de afastamento por laudo médico e serão avaliados semestralmente. Para esses casos, a rede de ensino deve ofertar estratégias de atendimento do estudante para garantir o ensino-aprendizagem.
Monitoramento dos casos de Covid-19 nas escolas
A SED irá manter o monitoramento de casos ativos de estudantes e profissionais da Educação. A plataforma é abastecida a partir de um formulário diário preenchido pelos próprios gestores escolares, com dados atualizados em um painel interativo que inclui informações sobre casos suspeitos e confirmados entre professores, estudantes e demais profissionais da rede estadual de ensino.
O monitoramento foi criado pela SED para acompanhar os casos ativos de Covid-19 no retorno das aulas presenciais em 2021. Conforme os dados enviados pelos gestores escolares, o índice de contágio nas escolas estaduais entre alunos esteve sempre abaixo de 0,2%, enquanto entre professores o número nunca ultrapassou a marca de 1%.
Conforme nota técnica elaborada em conjunto com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive), na identificação de um caso suspeito ou confirmado na educação infantil (0 a 6 anos), toda a turma deve ser mantida em isolamento. Para alunos das demais etapas de ensino, o isolamento ocorre somente para o caso suspeito ou confirmado.
No caso de um grande número de casos de Covid-19 entre alunos de uma mesma sala de aula, a respectiva turma (alunos e professores) deverá ter as aulas presenciais suspensas por 10 dias a contar do último contato com o caso confirmado. Para tanto, a Vigilância Sanitária local deve ser acionada e formalizar essa orientação à gestão escolar.
Novo Ensino Médio
A partir de fevereiro de 2022, 711 escolas em Santa Catarina terão o Novo Ensino Médio, que inclui carga horária ampliada e currículo mais flexível. O novo modelo será implementado para os alunos da 1ª série do Ensino Médio de todas as escolas, além dos estudantes que estão nas 120 escolas-piloto, que iniciaram o Novo Ensino Médio em 2020.
Além da ampliação da carga horária mínima anual de 800 horas para 1.000 horas, o Novo Ensino Médio altera o modelo de estudo por disciplinas para áreas do conhecimento, ou seja, os conteúdos passarão a ser abordados de forma integrada e mais articulada. A flexibilização também inclui o trabalho com o Projeto de Vida, uma segunda Língua Estrangeira (além do Inglês), os Componentes Curriculares Eletivos e as Trilhas de Aprofundamento.
Autoridades visitam escolas
Em visita à EEB Edith Gama Ramos, na região continental de Florianópolis, o governador Carlos Moisés desejou um ano letivo de sucesso para toda a comunidade escolar catarinense. “Com 100% da presença dos alunos e com as medidas de segurança sendo tomadas no ambiente escolar certamente teremos um grande ano letivo, com a participação e o esforço de pais e professores para que os alunos estejam em sala de aula”.
Para marcar a data, o secretário de Estado da Educação, Luiz Fernando Vampiro, esteve na EEB Dom Jaime de Barros Câmara, no Sul da Ilha, onde conversou com a comunidade escolar e a imprensa sobre as expectativas para a educação catarinense em 2022.
“Era o nosso objetivo voltar com todos os alunos em sala de aula. A escola às vezes é a primeira família de um aluno, não está aqui só para oferecer conhecimento, mas é importante também pela proteção social e relacionamento com outras crianças, outros jovens. Existem problemas na nossa rede, estamos trabalhando para corrigi-los, mas nem por isso não conseguimos entregar ambientes seguros e com conforto para oferecer ensino de qualidade”, afirma o secretário Vampiro.
Para garantir o retorno dos alunos às aulas presenciais, a SED fez a manutenção e adequação das salas de aula, permitindo a ocupação parcial do prédio. Enquanto isso, o processo licitatório para finalizar a reforma está em fase de julgamento das propostas, de forma que a obra não deve impossibilitar a continuidade das aulas presenciais.