Com a vitória, Time da Raça subiu para a sétima posição na tabela de classificação e entrou no grupo dos classificados à segunda fase

Florianópolis

O Próspera surpreendeu o Avaí na Ressacada, em Florianópolis, e venceu por 1 a 0, em jogo válido pela quinta rodada do Campeonato Catarinense da Série A de 2022. O resultado deixou o Time da Raça na sétima posição com seis pontos, acima do Avaí e do Figueirense, dentro da zona de classificação à próxima fase. Após três derrotas seguidas no campeonato, o Próspera achou o caminho da vitória e vem fazendo uma campanha de recuperação.

Vale lembrar, que a derrota para o Próspera fez com que o técnico Claudinei Oliveira fosse demitido neste domingo. O time da capital é o representante do Estado na Série A do Campeonato Brasileiro e considerado um dos favoritos para conquistar o Catarinense, mas o desempenho está bem abaixo do esperado. Com a derrota, o Avaí caiu para a oitava posição com cinco pontos.

Agora, a equipe criciumense terá dois confrontos como mandante, mas ainda não vai conseguir utilizar o estádio Mário Balsini, que continua em reforma. Na quinta-feira (10), o adversário será o Juventus e o jogo será na Arena Joinville, em Joinville, às 16 horas. O outro confronto será no domingo (3) contra o Barra e deverá ser realizado no estádio Aníbal Costa, em Tubarão, às 16 horas.

Forte marcação

Para segurar a pressão do Avaí, o técnico do Próspera Emerson Cris repetiu o esquema que utilizou diante da Chapecoense com três homens de marcação no meio campo. Nos minutos iniciais, o Avaí chegou com perigo e na melhor oportunidade, aos 19 minutos, Rômulo pegou a sobra da entrada da área e bateu firme para o gol. A bola desviou na zaga e bateu no travessão do geleiro Igor Campos.

A resposta do Próspera veio aos 24 minutos, quando Pedrinho tocou de primeira para o atacante Ramon, que driblou o goleiro Douglas e perdeu o ângulo, mesmo assim arriscou e contou com a sorte para fazer 1 a 0 para o Time da Raça. O Avaí quase empatou aos 36 minutos, quando Paulo Baya chutou colocado da entrada da área para grande defesa de Igor Campos, que desviou para escanteio.

O Próspera chegou a marcar o segundo, quando Gabriel Henrique recebeu lançamento dominou e passou por três defensores chutando no canto do goleiro Douglas. Os jogadores ainda comemoravam, quando um dos assistentes chamou o árbitro e entregou que o atacante prosperano havia usado o braço para fazer o domínio da bola. O árbitro acertadamente anulou o gol.

Na segunda etapa, o Avaí veio para tentar a virada e o Próspera segurou a pressão e contou com a falta de pontaria do ataque avaiano. Nos minutos finais, o Avaí aumentou o volume de jogo no ataque, mas foi insuficiente para impedir a vitória do Time da Raça. O técnico Emerson Cris do Próspera falou da mudança de atitude da equipe para buscar as vitórias. “Mudamos a atitude, o espírito. Houve mais entrega, mais entendimento do que a gente vinha pedindo, além de mudanças na forma de jogar. É uma mistura de conhecimento do nosso trabalho. São jogadores jovens, com potencial. Nos últimos dois jogos conseguimos uma entrega melhor de cada atleta dentro de campo e o sistema funcional. É uma recompensa, espero que continue assim”, pontuou o técnico.