Líderes de sete partidos de toda Santa Catarina estiveram reunidos na Unesc e Morro do Céu

Criciúma

Debater a educação universitária e a situação do Morro do Céu foram as pautas das reuniões da Frente Democrática de partidos em Criciúma. A primeira reunião realizada fora de Florianópolis foi realizada ontem, durante o dia todo, na Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) e em visita ao Morro do Céu.

A Frente Democrática de partidos é composta pelo PCdoB, PT, PSOL, PDT, PSB, Rede e PV e seu núcleo conta com líderes de todas as regiões do estado. “A frente é composta por pessoas que colaboram há anos na política e rostos novos que se colocam à disposição para colaborar com a esperança de mudar a sociedade”, explicou a vereadora de Criciúma, Giovana Mondardo, uma das representantes da frente.

No período matutino, os líderes se reuniram com a reitora Luciane Ceretta da Unesc, em que puderam falar um pouco sobre a educação universitária e os desafios que a população segue enfrentando nos últimos anos. Uma ligação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva reforçando apoio aos trabalhos da Frente em Santa Catarina também aconteceu durante a manhã.

Após a visita à universidade, as lideranças de todo o estado que chegaram cedo em Criciúma se reuniram para debater sobre o cenário político atual em um almoço.

Debate sobre o Morro do Céu

Após a revogação da Lei do Parque do Morro do Céu, em fevereiro deste ano, a frente Salve o Morro do Céu foi criada para a defesa do espaço de 80 hectares. Nesta pauta, o prefeito Clésio Salvaro diz que o morro não está ameaçado, pois lei federal proíbe o uso da área sem a preservação. Mesmo assim, durante o período da tarde, os participantes da frente estiveram no local e conheceram mais o espaço, sendo apresentado por representantes que fazem parte dos atos de defesa ao morro.

De acordo com o presidente do PT-SC, Décio Lima, o debate em torno do Morro do Céu deve ser de todo o estado. “A pauta não pode estar somente em Criciúma. Deve ser ampliada para que esse espaço e todos os espaços de natureza sejam preservados”, comentou.

O presidente do PCdoB de Santa Catarina, Douglas Mattos, acredita que a visita da Frente Democrática ao Morro do Céu também colabora para que o espaço seja amplamente divulgado. “São lideranças de diversas áreas e estamos em uma construção muito bacana e dialogando com muita tranquilidade para propor ações”, explicou.

Após a visita no Morro do Céu, foi realizada uma reunião com o movimento sindical local e com uma plenária dos partidos, ambos realizados na Unesc.

Lideranças de todo o Estado

Além dos líderes já destacados, estiveram em Criciúma o presidente do PSB, Claudio Vignatti,  representantes do PSB regional, Bia Vargas e Fábio Brezola, vereadoras de Florianópolis Carla Ayres (PT) e Cíntia Moura Mendonça (PSOL), além de representantes dos demais partidos da frente e da União da Juventude Socialista (UJS).