IPTU definido
O Governo do Município de Içara definiu as regras para a cobrança do IPTU 2022. A informação e do Secretário de Fazenda Márcio Folis. Segundo ele, o tributo do próximo ano será corrigido apenas pela inflação dos últimos 12 meses e terá como novidade a mudança no mês de vencimento. “Ele será corrigido pela inflação sem aumento real nos valores. No ano anterior o pagamento ficou para janeiro. Vinha sendo feito assim. No entanto, entendemos que o começo de ano já é um período mais complicado para os contribuintes e por conta disso resolvemos levar o calendário de pagamento para o dia 18 de fevereiro. Essa será a data para o pagamento da cota única ou para o pagamento da primeira parcela”, explica. O decreto publicado pelo município tratando do IPTU 2022 também estabelece o percentual de desconto que será aplicado. “Também não muda. Vamos ter 5% de desconto para todo contribuinte que pagar à vista e outros 5% para quem não tiver dívidas com o fisco municipal”, detalha.
Retorno para o São Donato
Por força de lei municipal, metade de todo o valor arrecadado com o IPTU em Içara é repassado integralmente para a manutenção do Hospital São Donato. O valor representa um fôlego financeiro para instituição e um reforço para os investimentos do município em Saúde.
Refis
Durante entrevista à Massa FM, Márcio Folis também alertou para o prazo de adesão ao Refis de Içara, “que é o maior Refis da história do município”. Ele dá 98% de desconto em juros e multas e ainda permite, mesmo com esse desconto, o parcelamento em até três vezes. Quem preferir pode ampliar o número de parcelas, mas ai o desconto cai gradativamente. O refis ainda está com prazo de adesão em aberto então você pode aderir, colocar as contas em dia e ainda ampliar o desconto no seu IPTU de 2022”.
Fora da disputa
O prefeito de Criciúma Clésio Salvaro voltou a negar o interesse em disputar o Governo de Santa Catarina na eleição do próximo ano. Salvaro reafirmou que pretende concluir seu mandato como prefeito e que a probabilidade de candidatura neste momento é zero. “Chance zero. Eu sou prefeito de Criciúma fui eleito para cumprir meu mandato e vou fazer isso até o dia 31 de dezembro de 2024. Temos muitos projetos, estamos nos preparando para promover uma verdadeira transformação na nossa cidade e deixar um enorme legado. Meu foco é esse. Eu não falo de política”.
Sem convite
Salvaro também negou que tenha convidado o governador Moisés, que por ora está sem partido, para se filiar no PSDB. “Eu, como disse, não tenho falado de política. O que posso fazer é ajudar e colaborar com o partido no processo eleitoral. O PSDB me deu tudo e eu quero retribuir, mas agora não tenho falado de política. Converso com o governador sobre recursos para a nossa cidade. Eu não quero nem que pesquisem o meu nome para a eleição do ano que vem. Deixa assim, com os outros pensando que tenho muitos votos”, brincou.
A Praça do Congresso
A Praça do Congresso deve passar por um processo de transformação e revitalização ao longo do próximo ano. A informação é do prefeito Clésio Salvaro e foi repassada durante coletiva com a imprensa na manhã de ontem. Segundo o prefeito, a intenção é transformar a praça, inaugurada em dezembro de 1946 durante um Congresso Eucarístico realizado em Criciúma. Durante a coletiva o prefeito não deu detalhes sobre o projeto, mas disse que a intenção é fazer a praça, de fato, ser um espaço para as famílias. “Vamos fazer a retirada de parte das árvores, vamos cercar a praça, vamos devolver ela para as famílias do centro e de toda a cidade. Vamos fazer daquele espaço um lugar de paz e lazer. Sei que vamos enfrentar os ecochatos, mas estamos determinados e a obra será executada”, afirmou.
Morro do Céu
Salvaro também falou sobre a situação do Morro do Céu e voltou a reafirmar que a área vai seguir preservada. “Porque há lei federal que garanta isso e a legislação municipal que foi revogada servia apenas para especulação e para acabar gerando um rombo no caixa do município”.
Foco no Turismo
Durante a coletiva desta quinta-feira, Clésio Salvaro voltou a falar do seu desejo de colocar Criciúma na Rota do Turismo. Destacou o projeto que pretende interligar o mirante do Morro Cechinel à mina de visitação. “Teremos um túnel para contar parte da nossa história. Será uma obra grandiosa e que vai tornar nossa cidade um centro de visitação. Vamos ter o mirante, o túnel, a mina, o planetário. Estamos finalizando o projeto e já buscando os recursos”.
Aprovada
Anvisa aprovou a aplicação das vacinas da Pfizer em crianças de 5 a 11 anos. Mais um avanço no combate à pandemia no Brasil. Agora é aguardar a chegada de doses do imunizante para iniciar a vacinação nessa faixa etária.
Avanços
Satc fez ontem evento para avaliar o ano de 2021. Professor Carlos destacou as novidades, o investimento em inovação e ressaltou sobretudo a necessidade da região em mão de obra de cursos técnicos. Satc teve procura de 3 mil estagiários, mas teve apenas 600 para ofertar. Isso mostra a força da nossa região e a carência cada vez maior de bons profissionais.