Escola escolhida para contar com atividades extracurriculares é a José Réus da Lagoa dos Freitas

Balneário Rincão

Na última sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Balneário Rincão, realizada na terça-feira (14), o vereador Jorge da Luz (MDB) reivindicou período integral para os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da Escola José Réus, na Lagoa dos Freitas, com atividades complementares para as crianças cujas famílias são atendidas pelo Cras. A reivindicação do vereador deve se tornar realidade já em 2022.

Segundo a secretária de Educação de Balneário Rincão, Jucilene Fernandes, a Juci, neste ano já foi realizado um projeto piloto com alunos no contra turno e que em 2022, o projeto será estendido para todos os alunos da escola. A secretária pontua que o ensino integral vai ajudar uma das comunidades que mais precisam no Balneário Rincão, pois os alunos terão as aulas normais no turno e ficarão na escola para as atividades complementares no contra turno. “Vamos atender uma comunidade que precisa muito”, destaca a secretária.

Jucilene relata que o ano de 2021 foi muito puxado para toda a equipe de educação, que começou com aulas remotas e aos poucos passou a ser presencial, terminando o ano com 100% dos alunos nas salas de aula. “Nós procuramos fazer o melhor para as famílias e sempre tivemos o suporte da Administração Municipal”, enaltece. As aulas para todos os estudantes da rede municipal de ensino de Balneário Rincão terminam hoje (16) e para os professores na sexta-feira (17). “As escolas ficarão abertas até o dia 21 para limpeza e organização das documentações”, informa a secretária.

Vagas preenchidas para 2022

A secretária Jucilene Fernandes aponta que todas as vagas para 2022 estão preenchidas. Ela explica que as famílias que estão procurando as escolas para matrículas novas estão sendo orientadas a procurar novamente no mês de fevereiro, quando acontece as transferências. “Temos bastante rotatividade com as famílias se mudando para outras regiões e algumas vagas serão abertas”, espera.

Colônia de férias

A Secretara de Educação de Balneário Rincão já programou a colônia de férias para os alunos da rede de ensino do município, inclusive para as crianças que estão nos berçários. Neste ano serão três núcleos que contarão com as atividades. Um funcionará na CEI Peixinho Dourado, no Centro de Balneário Rincão, no CEI Sonho Infantil, de Pedreiras, e na Escola José Réus, na Lagoa dos Freitas. O período será de 10 de janeiro até 10 de fevereiro. “Mesmo chegando o verão, os pais das crianças estarão trabalhando e não terão com quem deixar”, fala Juci.