Grande notícia

Setor Carbonífero comemorou ontem a aprovação da Câmara Federal de projeto que trata da justa transição do Carvão Mineral. Projeto vai voltar para o Senado, mas a tendência é que também seja aprovado. Com isso o Carvão vai receber aporte federal e será mantido como matriz energética até 2040. “É um primeiro passo, mas um passo importante. Estamos organizando o setor e essa legislação vai permitir isso. Vamos conseguir pesquisar, buscar novos destinos e não simplesmente interromper a atividade de uma vez provocando uma crise social e financeira. Aprovar essa lei é um grande avanço, prova de organização”, defendeu o presidente da Associação Brasileira do Carvão, Fernando Zancan.

Baixou

A Petrobras anunciou ontem o corte de 3,1% no preço do litro da gasolina vendido nas refinarias. Na prática esse percentual representa uma redução de R$0,10 centavos em cada litro do produto. O desconto passa a valer a partir de amanhã, mas a redução para o consumidor não deve ocorrer de forma imediata nem mesmo chegar as bombas no mesmo patamar anunciado para as distribuidoras.

Aguardando a usina

Responsável pelo Pátio de Máquinas, o ex-vereador Márcio Torretti esteve ontem na Massa FM para avaliar o ano. Destacou o trabalho desenvolvido ao longo de 2021. “Fizemos um esforço concentrado para atender toda a demanda da comunidade e melhorar a condição das nossas ruas, as questões ligadas ao esgotamento sanitário. Nosso desafio é fazer o possível para dar conforto e melhora a vida das pessoas. Acho que conseguimos. Termino o ano satisfeito com a equipe e com o resultado”, destacou. Torreti falou também da expectativa para o próximo ano. “Já estamos montando equipe para dar atenção ao trabalho de limpeza e roçada que tem demanda ampliada agora no verão e estamos no aguardo da nossa usina de asfalto. Isso vai nos permitir fazer mais obras e com custo reduzido”, ressalta.

Desconto

Ano termina no serviço público de Içara com descontentamento do servidor. Uma proposta aprovada na Câmara em segunda votação na sessão desta segunda-feira é o assunto do momento nos bastidores da política na cidade. Pela proposta, o servidor que se afastar para tratamento de saúde irá receber integralmente o seu salário até o 20º dia de atestado. A partir do 21º dia ele passa a ter desconto de 20% nos seus vencimentos. Na prática o que a lei faz é adequar o estatuto dos servidores ao que já acontece na iniciativa privada. Proposta passou com os votos da base aliada. Já os vereadores Carla de Souza, Edson Freitas, Geraldo Baldissera, Laudo Calegari, Pedro Mazzuchetti (todos do MBD) e o vereador do PSD, Jairo Manoel da Silveira, votaram contra.

Dinheiro extra

O governador Carlos Moisés anunciou ontem o maior projeto municipalista da história de Santa Catarina: o Plano 1000. São R$ 7,3 bilhões para transformar projetos engavetados em obras estruturantes que promovam o desenvolvimento e mais qualidade de vida. Moisés tem aberto a carteira em todas as regiões do Estado e colecionado elogios de praticamente todos os prefeitos.

Casa nova

O empresário e ex-deputado federal Jorge Boeira aproveitou uma reunião da executiva do PP nesta segunda-feira para anunciar oficialmente a sua desfiliação do Partido Progressista. A decisão já havia sido tomada e já era aguardada. Agora Boeira vai encaminhar sua filiação no PSB. A mudança de sigla havia sido alinhavada com o presidente nacional do PSB havia mais de 40 dias. Boeira vai para o novo partido com o desafio de consolidar seu nome como alternativa para a disputa do Governo de Santa Catarina. Engenheiro formado pela UFSC, o empresário surgiu na política eleito deputado federal pelo PT. Mais tarde ele migrou para o Partido Progressista e agora, por falta de espaço, vai para o PSB.

Na geral

Prefeito Jairo Custódio é nosso grande convidado do Massa FM Na Geral. Quinta-feira vamos estar na praia para conversar com ele sobre a temporada de verão e avaliar o seu primeiro ano do segundo mandato.

No mesmo caminho

Depois do leilão bem sucedido da Cooperaliança, outras cooperativas da região vão seguir o mesmo caminho e apostar no Mercado Livre de Energia. A próxima a se preparar para seguir esse caminho é a Cermoful. A Cooperaliança saiu na frente e acabou virando modelo, referência. A partir de janeiro a energia da cooperativa de Içara já virá da Copel. Garantia de competitividade e qualidade para os cooperados.