SC na Pauta

A diretoria de planejamento do Governo de Içara deve entregar, já na próxima semana, o projeto referente a primeira etapa da obra de duplicação da SC 445. Toda a documentação vai ser entregue à Secretaria de Infraestrutura do Estado. A torcida é para que seja possível avaliar a documentação e os projetos e iniciar ainda este ano o processo licitatório para a obra. Se isso acontecer a expectativa é de que a ordem de serviço e a execução da duplicação sejam autorizados até fevereiro do ano que vem. A duplicação é um desejo antigo da comunidade de Içara. A proposta pretende humanizar o trânsito sem dividir a cidade. Seria quase uma extensão da Avenida Centenário para valorizar o comércio e os bairros dos dois lados da rodovia. O primeiro trecho seria executado entre o bairro Vila Nova até as proximidades da unidade da empresa Librelato.

Definidos

Os 13 projetos que superaram a primeira etapa do Inova Criciúma já foram definidos. De agora até o final deste mês eles serão avaliados por uma comissão que vai definir as 10 propostas que irão dividir um valor de 250 mil reais. “Cada projeto vai receber 25 mil reais e a missão é tirar esse projeto do papel e colocá-lo em funcionamento”, explica o diretor de Inovação do Paço Municipal, Aldinei Potelecki. Na lista de projetos selecionados aparecem propostas para a saúde, educação e até para um modelo de entregas compartilhadas. “A intenção com esse projeto é incentivar a inovação. É fazer com que as pessoas tentem fazer de maneira diferente seus velhos processos e dessa maneira possamos impulsionar a cultura de inovação e, por consequência, o crescimento econômico da nossa cidade e da região”, disse Potelecki.

Vacinando

Sábado é de mutirão de vacinação em todo o Brasil e na região não é diferente. Equipes de saúde fazem uma força tarefa para buscar moradores que ainda não receberam a primeira dose e aqueles que não apareceram mais para serem vacinados com a dose 2. O sábado também marca o início da imunização de reforço em todos os adultos acima dos 18 anos já vacinados com as duas doses há pelo menos seis meses. É importante que a população colabore e entenda que a pandemia não acabou e todos os cuidados precisam continuar sendo tomados.

Vai melhorar

Conversei essa semana na Massa FM com o professor e economista Enio Coan. Ele falou sobre a inflação que tem assustado os brasileiros ao longo dos últimos meses e aposta que as coisas vão melhorar. “Em parte a culpa da inflação está na enxurrada de recursos que o governo aportou para socorrer a população e as empresas durante a pandemia. Esse era um resultado esperado. Além disso o Governo deveria ter atuado para segurar o preço do dólar, e não fez; isso tudo pressionou o mercado, mas acredito que esse cenário vai se readequar e vamos ter um 2022 de crescimento. A tendência é que a gente termine esse ano com índices mais positivos e comece o próximo arrancando para uma recuperação mais sólida”, argumenta.

Organizadores

Associação de Moradores do Bairro Comerciário, que tem uma das mais altas taxas de densidade demográfica de Criciúma, voltou a se organizar. Objetivo é começar a cobrar do poder público mais atenção com as necessidades dos moradores. “Mas vai além disso, também estamos nos organizando para que a própria comunidade possa se envolver e fazer a sua parte”, explica Renato Marcelino, presidente da Associação. A primeira ação ocorre no Natal, com chegada do Papai Noel e decoração do Museu Augusto Casagrande e de toda a comunidade.

Sem andar

Necessidade para o desenvolvimento de Içara, o Plano Diretor ainda não tem audiência pública marcada e pelo andar da carruagem dificilmente tenha tempo hábil para ser discutido e votado ainda este ano. Com isso, corre o risco do plano, logo que for aprovado, precisar imediatamente de uma nova revisão.