Instituição, desde 1932, constrói histórias e cuida de vidas
Criciúma
A história do Hospital São José em Criciúma começou precisamente em 1932; quando o atendimento em saúde na cidade era realizado em um pequeno prédio localizado em um terreno na Avenida Centenário, onde atualmente está instalada uma unidade bancária. Neste local, começou a ser realizado os primeiros atendimentos de saúde do município. O prédio era arrendado. Após alguns anos de atuação no local, definiu-se que seria necessário construir uma nova estrutura. Neste mesmo ano, a viúva Clara Catarina de Lucca fez uma venda simbólica de um terreno às Irmãs Escolares de Nossa Senhora, que chegaram ao Brasil com a missão de ensinar e foram convidadas pelo então prefeito Elias Angeloni para cuidar dos doentes na cidade.
Foi então erguido o prédio onde hoje está instalada a atual sede do Hospital São José (fotos), foi projetado para 20 quartos; 15 destinados aos pacientes e o restante para suprir as necessidades que o hospital na época possuía. Havia ainda na sede de saúde, uma sala de operação, sala de curativos, sala de visitas, capela, cozinha, entre outros pequenos ambientes. A obra foi inaugurada no dia 8 de novembro de 1936. Criciúma tinha um hospital.
Neste ano então, iniciava oficialmente o trabalho das Irmãs Escolares de Nossa Senhora em Criciúma que se dedicaram e se dedicam até hoje para levar qualidade no atendimento em saúde para a população de Criciúma e de toda região.
Depoimentos
“É uma alegria e uma honra fazer parte deste lugar, desta história e dos projetos desta casa”, pontua o diretor técnico e médico infectologista Raphael Elias Farias.
“Há 85 anos o Hospital São José presta serviço para comunidade de Criciúma. São 85 anos acolhendo, protegendo e tratando vidas. Milhares de pessoas já passaram por este hospital e sabemos que muitos ainda irão passar. Peço ao senhor que nos ajude a sermos fiéis a nossa missão para continuarmos defendendo a vida com amor e carinho, acolhendo a todos”, destaca a religiosa, diretora de operações, Irmã Felícita Henz.
“Tenho certeza que chegamos com toda força até aqui e vamos além; vamos adiante, levando sempre o melhor para nossos pacientes seja em inovação, tecnologia, mão de obra qualificada e humanização. Essa é, e será nossa missão”, enfatiza Laércio Regis Ferrari, diretor Administrativo do HSJosé.
“A nossa razão de ser é fazer da saúde um marco para a região sul. Temos muitos desafios, mas temos certeza que aqueles que participam desta história e sabem o quanto já enfrentamos, estarão conosco para buscar e fazer desta Instituição uma referência sempre maior”, completa a diretora geral do HSJosé, irmã Isolene Lofi.
O futuro HSJosé
Já em andamento, o HSJosé constrói um novo bloco que começa a ser erguido nas próximas semanas. Este bloco irá contemplar uma nova fase e uma estrutura com mais de 17.238m². Serão instalados neste novo prédio, 90 leitos de internação 20 leitos de UTI para convênios e particulares, um novo centro de diagnóstico por imagem, bem como todo serviço de oncologia fará parte da configuração do novo prédio que também fará conexão com o Santa Vita Saúde Center.