Região segue com vagas sobrando

Em tempos onde falar de crise é o assunto que domina as rodas de conversa, parece um contrassenso afirmar que a Região Carbonífera tem sobra de empregos. Mas a verdade é essa. Quem diz isso não sou eu e sim os empresários dos mais diversos setores que tem sofrido um bocado para conseguir preencher suas vagas. Grandes marcas como Canguru, Rac, Eskimó, Librelato e outras realizaram recentemente feirões de emprego. Um esforço concentrado para buscar gente para trabalhar. Na maioria dos casos falta qualificação. É uma mão de obra ociosa que não tem traquejo para atuar como garçom ou para manusear máquinas e equipamentos que estão nas linhas de produção. Dia destes, em entrevista à Massa FM, o presidente da Acic resumiu este cenário. “O mercado está carente de técnicos”, sentenciou. Fica o recado então para os jovens ou mesmo aqueles que precisam se reciclar. Confira o cenário desenhado pelas associações empresarias da sua cidade, foque onde há carência, se qualifique e o mercado vai abrir as portas para você. Aliás, as portas estão abertas e esperando alguém que queira entrar, arregaçar as mangas e trabalhar.

Auxílio da polêmica

Anúncio do Auxílio Brasil, programa que vai substituir o Bolsa Família foi feito ontem. Governo chegou a recuar depois da reação negativa do mercado com bolsa caindo e o dólar subindo. Anúncio foi feito, no entanto, sem que o governo deixasse claro de onde sairá o dinheiro para pagar o benefício. Ministro Paulo Guedes, responsável pela pasta da fazenda, cogita pedir uma autorização para furar o teto de gastos e permitir que o benefício seja implementado. 17 milhões de brasileiros serão beneficiados.

Em Brasília

Prefeito de Cocal do Sul Fernando de Fáveri cumpriu agenda ontem em Brasília. Na pauta encontros para viabilizar recursos para abastecimento e esgotamento sanitário, Cultura e direitos humanos.

MOP

Vereador Rodrigo Gonçalves foi conhecer de perto o projeto implantado no município de Içara para o transporte de pacientes através do Aplicativo MOP. Esse é um mecanismo que já está em funcionamento em Criciúma e avança também em Içara. Ele permite economia para os cofres públicos e garante mais conforto e segurança para os pacientes que são transportados para atendimentos fora do domicílio.

Alimentação

Uma pesquisa divulgada esta semana em Santa Catarina mostra que pelo menos 55% das crianças tiveram, na pandemia, alguma mudança em seus hábitos alimentares. A pesquisa apuro desde a adoção de hábitos menos saudáveis até a falta de alimentação. É o caso de muitas crianças que, infelizmente, ainda tem na escola sua principal fonte de alimentação e que durante o período de aulas remotas ficaram com menos comida na mesa.

Mais dinheiro

A revisão da Política Hospitalar Catarinense (PHC), proposta pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), foi aprovada ontem durante reunião do Conselho Intergestores Bipartite (CIB). A nova PHC permitirá o investimento de aproximadamente R$ 618 milhões em hospitais de Santa Catarina. A Política Hospitalar Catarinense está baseada em critérios estabelecidos por normativas vigentes no Sistema Único de Saúde e organizada a partir da definição dos serviços de interesse de saúde que, de forma regionalizada, são referência para o atendimento das necessidades da população, com destaque para as linhas de cuidado urgência e emergência, materno infantil, atenção psicossocial e cirurgias eletivas. É uma boa notícia para os hospitais sempre com o pires na mão.

Moisés na região

Governador Carlos Moisés esteve mais uma vez no Sul do Estado. Veio participar do primeiro encontro do Circuito Inova Santa Catarina. Moisés foi ministrar a palestra “Nas trilhas da inovação”. O evento que começou pela Unesc vai passar por todas as universidades comunitárias do Estado.