Parte da plataforma cedeu no dia 13 de setembro de 2020
Balneário Rincão
A Prefeitura de Balneário Rincão segue estudando e buscando criar um projeto para a nova construção de uma parte da Plataforma Sul, que cedeu no dia 13 de setembro de 2020. O local segue sem uma estrutura e não há uma data para o planejamento ser entregue.
Segundo informações publicadas no Portal Engeplus ontem (5), o engenheiro da prefeitura, Nestor Back, explicou que o projeto está em andamento. “Temos algumas dúvidas sobre a qualidade do concreto que ainda está lá na plataforma. Está sendo feito um estudo para ver qual seria a estabilidade que existe e isso atrasou, pois é um trabalho minucioso. Não vamos entregar o trabalho em 2021, gostaríamos de estar com o projeto pronto, todavia, é necessário estudar cada detalhe da plataforma e do local”, disse Back.
As obras serão de 100 a 150 metros. “É uma reforma complexa. Parte que será construída deve ser realizada em madeira, em virtude do Governo Federal, que é responsável pela orla. Madeira é mais tranquilo para conseguirmos o licenciamento”, relatou o engenheiro da prefeitura.
“Nossa equipe do planejamento da prefeitura já vem trabalhando em cima de algumas ideias, mas buscamos apoio e propostas novas, para que possamos trabalhar em conjunto, iniciativa pública e privada e criar algo inovador para este projeto”, informou Back.
Construída na década de 1990, a Plataforma era usada como ponto turístico e por pescadores da Região Sul de Santa Catarina. Estava interditada há mais de seis anos e com isso, problemas na estrutura foram identificados. Em 2020 um estudo técnico foi realizado pela prefeitura que apontou a revitalização da parte que está no mar, e a demolição da parte sobre as areias. Em setembro do mesmo ano, a parte da plataforma que estava construída sob a areia desabou. Colaboração Rafaela Custódio, Engeplus.