Coleta acontece todos os dias nos postos, mas o horário estendido será realizado apenas nos dias 5, 19 e 26 deste mês
Içara
Em alusão à campanha Outubro Rosa, o Governo Municipal de Içara promove hoje (5), e nas próximas terças, dias 19 e 26, um mutirão de coletas do exame Papanicolau, conhecido exame preventivo, e realiza ainda o toque de mama em mulheres do município. Nessas datas as Unidades de Saúde Familiar (USF) vão estar com horário estendido até às 20h, porém o município realiza a coleta do exame todos os dias nas unidades, mediante agendamento.
Além dessa ação, diversas outras serão realizadas com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e o câncer do colo do útero. A ideia é a busca pela conscientização da população sobre as doenças e a divulgação dos serviços oferecidos pela Secretaria de Saúde para diagnóstico e redução no número da mortalidade. “Segundo o IBGE, Içara possui uma população de 51,1% de mulheres e de acordo com o DataSus, o câncer é a doença que mais mata no município. Queremos além de tudo focar na prevenção, promoção e diagnóstico precoce”, disse a enfermeira coordenadora da atenção básica em saúde do município de Içara, Sônia Rocha da Silva.
No dia 16, das 9h às 12h, a equipe multidisciplinar da Secretaria de Saúde, em parceria com os acadêmicos da Unesc, vai estar no centro da cidade com diversos profissionais disponíveis para orientações. “Além da ação na Praça da Matriz São Donato, vamos realizar um trabalho também com as empresas de Içara. Cada empresa pode solicitar na Unidade de Saúde mais próxima a visita da equipe para realização de rodas de conversa com as colaboradoras”, lembrou a coordenadora.
A programação foi alinhada junto às coordenadoras das Unidades de Saúde. “Realizamos uma reunião com todas para que elas possam conversar com os agentes de saúde para a busca ativa dessas mulheres que ainda não fizeram os exames neste ano. Não é somente em outubro que o preventivo e os demais exames estão disponíveis, é o ano todo”, completou. Segundo o secretário, mesmo com a melhora, o centro de Triagem municipal funciona de segunda a domingo entre as 7 e 19 horas sem fechar ao meio-dia. “No momento, estamos tendo cautela em relação ao quadro epidemiológico e não pretendemos promover mudanças no centro de Triagem em curto espaço de tempo”, pontua. “Temos observado que as alterações clínicas pós-Covid também estão aparecendo em menor intensidade e cremos no sucesso da vacinação para a redução de danos, sequelas, gravidade da infecção e óbitos”, acredita o secretário.