Acélio ganha força

A larga experiência na área da saúde e a função de secretário de Estado deram projeção ao nome de Acélio Casagrande. O bom trabalho no enfrentamento da pandemia ajudou a consolidar sua imagem. Talvez por isso ele venha ganhando tanta força nos últimos dias como o favorito do PSDB para disputar a condição de candidato a Assembleia Legislativa. A leitura nos bastidores é que seu nome seja consolidado nas próximas semanas e, com o apoio de Salvaro, se torne um dos gabaritados para ocupar uma das 40 vagas na Alesc.

A condição do PTB

Deputado Kennedy Nunes deixou claro na sexta-feira a principal condição para que o PTB esteja ao lado de qualquer candidatura do processo eleitoral do ano que vem. “Para ser aliado do PTB tem que ser apoiador do presidente Bolsonaro e trabalhar por sua reeleição. Hoje, por este cenário, estamos mais próximos do senador Jorginho Mello. Se ele for o candidato do presidente, com o apoio do presidente terá nosso apoio”, explicou. Durante entrevista à Massa FM, ele também deixou claro que ser bolsonarista é condição até mesmo para se filiar. “O PTB tem este critério. Somos um partido que acolhe o conservador, o cristão e esse é o perfil do eleitor de Santa Catarina”, aposta.

Autorizada

Governo de Criciúma entregou nesta sexta-feira a ordem de serviço para a revitalização da Rodovia Alexandre Beloli. Velha reivindicação da comunidade, a rodovia vai ser recuperada com recursos de emenda parlamentar encaminhada pela deputada Geovânia de Sá. Segundo o secretário de infraestrutura Tita Beloli a obra prevê a melhoria da capa asfáltica, do acostamento e implantação de uma ciclofaixa. Obra começa já na segunda-feira.

Amargo

Os preços do arroz e do feijão, os principais produtos do prato feito do brasileiro, subiram mais de 60% nos últimos 12 meses. Os dados são de pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas. O levantamento mostra ainda que o preço de outros itens da cesta básica como carne, frango, ovos e as verduras também subiram acima da inflação ao longo do ano e estão pesando cada vez mais no bolso dos consumidores.

Sem restrições

O Tribunal de Contas do Estado julgou no último dia 16 o processo que envolvia o vereador Geraldo Baldissera, à época secretário de obras, e o ex-prefeito de Içara Murialdo Gastaldon. O processo apurava supostas irregularidades relacionadas a contratos de fornecimento de material para recuperação de estradas no município. As restrições foram afastadas e os dois foram considerados isentos de qualquer responsabilidade. A decisão deve ser publicada nos próximos dias.

Definindo

Secretaria de Estado de Saúde deve definir nesta próxima semana o esquema para iniciar a vacinação de adolescentes com idade entre 12 e 17 anos. Expectativa é que a aplicação das doses inicie em setembro dando prioridade aos adolescentes portadores de comorbidades. Por ora, apenas a vacina da Pfizer está liberada pela Anvisa para aplicação em menores de 18 anos.

Crise

Pelo menos 84 milhões de brasileiros convivem com a fome ou com algum grau de insegurança alimentar. Os dados fazem parte de uma pesquisa de Orçamentos Familiares divulgada pelo IBGE. O levantamento analisou o período entre 2017 e 2018. O número corresponde a 41% da população. A projeção de especialistas é de o cenário tenha se agravado ainda mais com a crise provocada pela pandemia de Covid-19.

Aprovado

Câmara de Vereadores de Içara aprovou nesta semana um projeto que cria o programa empresa amiga da escola. A proposta foi apresentada pelo vereador André Jucoski e permite que empresas possam fazer pequenas obras, reformas e a doação de materiais para escolas da cidade. Em troca, segundo o parlamentar, as empresas recebem um selo de responsabilidade social pela contribuição com a educação da cidade.