Municípios usam doses remanejadas por conta de nova remessa a chegar no Estado
Içara, Criciúma e Região
A Secretária Municipal de Saúde de Içara inicia ontem (15) o agendamento para vacinação contra a Covid-19 de pessoas com 37 anos de idade ou mais. O município recebeu ao todo 995 doses, destas 70% são destinadas para o público por idade e 30% para trabalhadores da indústria, conforme a Nota Técnica do Governo do Estado Nº 034, publicada em 14 de julho de 2021.
Para agendar, é necessário apresentar documento com foto, CPF e comprovante de residência com endereço no município. O agendamento pode ser realizado por telefone ou com as agentes comunitárias de saúde do município. “As demais idades serão aplicadas conforme a chegada de novas doses do Governo do Estado”, lembra o secretário de saúde do município, Sandro Ressler.
As 19 unidades básicas possuem horário de atendimento das 7h às 16h para vacinação dos agendados.
Retomada da vacinação para trabalhadores da indústria
O montante para os trabalhadores de indústria é de 298 doses. Para este público, pode fazer agendamento por meio do aplicativo WhatsApp no número (48) 98865-9466. A faixa etária de imunização é para pessoas de 18 a 39 anos de idade. A vacinação dos agendados será aplicada em horário especial hoje (16), das 16h às 20h, nas unidades básicas de saúde do Jardim Elizabete e do Cristo Rei.
“Hoje temos muitos trabalhadores da indústria em Içara e o número de doses não será suficiente. Aguardamos a chegada de mais doses”, lembra Ressler.
Para vacinação, os trabalhadores industriais devem apresentar documento com foto, CPF ou Cartão SUS, comprovante de residência e para comprovar sua atuação, carteira de trabalho ou crachá funcional ou contracheque, além de declaração da empresa com indicação de Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) e de sua descrição, cuja cópia deverá ser retida pela equipe de vacinação para fins de auditoria.
Redistribuição de doses
As doses aplicadas nos municípios da região ontem e hoje fazem parte da redistribuição que o Governo do Estado fez, remanejando 125 mil doses da vacina AstraZeneca/Fiocruz, que estavam armazenadas na Rede de Frio Estadual. Estas vacinas remanejadas estavam reservadas para aplicação da segunda dose, mas como o Ministério da Saúde já confirmou que deve enviar ao Estado, nos próximos dias, a remessa foi usada.
Nesta redistribuição, o município de Criciúma recebeu menos da metade das doses de lotes anteriores. Foram 3,7 mil doses de vacina, metade do que vinha recebendo em lotes anteriores. “Vinhamos recebendo oito mil doses e pela a nossa experiências estas que vieram agora acabarão nesta sexta-feira, já que faremos horário estendido até as 21h”, explicou o gerente da Vigilância em Saúde de Criciúma, Samuel Bucco.
Sábado sem vacinação
Hoje, a vacinação será feita em pessoas acima de 37 anos e grupos prioritários. Já no sábado não haverá vacinação. Os grupos prioritários, incluindo trabalhadores da indústria entre 30 e 39 anos, todos cadastrados no portal Minha Vacina, também podem se dirigir a uma das 46 salas de vacinação para a aplicação da 1ª dose.
Segunda dose
A aplicação da 2ª dose segue o cronograma conforme marca de vacina. Sendo que as pessoas que fizeram a 1ª dose da AstraZeneca até os dias 6 e 7 de maio.