Material foi confeccionado pela professora aposentada Maria Dalmira Escaravaco

Içara

A trajetória de sucesso do empresário Zefiro Giassi é referência em todo o Estado e até mesmo fora de Santa Catarina. Aos 88 anos, dos quais 61 dedicados à rede Giassi Supermercados, sua biografia continua a inspirar pessoas de diferentes cidades e gerações. E foi justamente um dos capítulos da vida de “Seu Zefiro”, como é carinhosamente conhecido, que motivou a criação de uma exposição, que segue aberta ao público, no subsolo da loja do Giassi, em Içara. Antes de abrir o primeiro espaço comercial, o empreendedor atuou como professor. Ao conhecer esta parte da biografia, a professora aposentada Maria Dalmira Escaravaco decidiu utilizar a arte para eternizar a história do supermercadista.

Depois de um trabalho de quatro meses de pesquisas, que começaram após a leitura do livro “Zefiro Giassi – Do Pó de Giz ao Supermercado”, do jornalista Archimedes Naspolini Filho, Maria Dalmira confeccionou os primeiros materiais. “Quando li a história do ‘Seu Zefiro’ e soube que ele havia sido professor, como eu, não tive dúvidas e decidi homenageá-lo. Então, além da biografia, entrei em contato com amigos dele de longa data, para que alguns também contribuíssem com a exposição, através de cartazes sobre suas lembranças com o empresário”, explica.

Com exceção das fotos, que mostram praticamente toda a história de vida de Giassi, todos os materiais foram produzidos à mão. “Como fui professora de artes, decidi utilizar diferentes técnicas de desenho, pintura, colagem e mosaico para representar as várias fases da vida desta pessoa tão importante para nossa cidade, já que suas empresas geram empregos a milhares de famílias”, salienta, lembrando a satisfação alcançada durante o processo de pesquisa. “Sempre admirei a pessoa do Zefiro Giassi, sua esposa, Ana Maria Zilli Giassi, e toda a família. Depois de conhecer outros detalhes da biografia, passei a admirar ainda mais”, comenta.

A exposição segue aberta ao público, no horário de funcionamento da loja do Giassi Supermercados de Içara. O material está no subsolo, próximo aos caixas eletrônicos. Enquanto isso, quem desejar conversar pessoalmente com a autora do material, pode encontra-la de segunda a sexta-feira, das 9 às 10h30.