Contas aprovadas
Deu o previsto. As contas do ex-prefeito de Criciúma Márcio Búrigo foram aprovadas pela Câmara de Vereadores em sessão na noite de ontem. A votação era referente ao último ano de mandato de Márcio no comando do executivo da cidade. Foram 14 votos pela aprovação e apenas 3 pela rejeição (Arleu da Silveira, Júlio Kaminski e Nícola Martins). Com a decisão os vereadores derrubaram o parecer do TCE que pedia a rejeição das contas. A decisão da Câmara de Criciúma tranquiliza Márcio Búrigo e o habilita para ser candidato a uma vaga na Assembleia Legislativa no ano que vem. Márcio vem trabalhando intensamente para isso e nos últimos meses tem se dedicado a fortalecer o PL, sua nova legenda.
Para o consumidor
A Agência Nacional de Energia Elétrica anunciou ontem o novo valor da bandeira tarifária vermelha patamar 2, que é a que irá incidir sobre sua conta no mês de julho. A bandeira saltou dos 6,24 para R$ 9,49. O aumento foi de 52%. É esse valor extra que vai cair na sua conta a cada 100 quilowhats que você consumir. A medida joga no colo do consumidor a obrigação de equilibrar o sistema que passa a ter uma geração mais cara por conta da escassez de água nos reservatórios de hidrelétricas e ativação das usinas térmicas. A tendência é que a cobrança extra se estenda nos próximos meses.
O carvão
Quando se fala de energia mais cara por culpa das hidrelétricas é preciso esclarecer um ponto. Não estamos falando das térmicas a carvão. O custo aumenta porque se ativa térmicas de óleo e gás, que são de fato mais caras. O carvão é viável e fundamental para o desenvolvimento do Brasil. Claro que precisamos de fontes renováveis, mas isso não quer dizer que temos que descartar o carvão. O mundo civilizado, dito de primeiro mundo, segue apostando no carvão. O que precisamos é capturar o CO2 gerado na queima e isso a Satc vem falando faz tempo.
Positivo
CDL de Içara finalizou ontem a campanha Alimente o Bem. Ação desenvolvida em parceria com a ACII, Igreja Católica e Massa FM teve números altamente positivos com mais de 4 mil quilos de alimentos arrecadados. CDL agora já prepara novas ações e deve ter cada vez mais presença em temas sociais, fundamentais para o crescimento da cidade.
No cargo
Reitora Luciane Cereta e o vice Daniel Preve serão oficialmente empossados hoje para mais um mandato frente a Unesc. A sessão solene de posse ocorrerá às 19h30 e será, pela primeira vez, de maneira híbrida. Observando os protocolos de biossegurança em virtude do momento pandêmico, a cerimônia ocorrerá de forma presencial e online.
Sem público
Câmara de Vereadores de Içara voltou a suspender a presença de público nas sessões do legislativo. Decisão foi publicada em portaria assinada pelo presidente Itamar da Silva. Decisão está baseada no cenário sanitário de enfrentamento para a pandemia de Covid-19. Acesso será liberado com o número de casos de Covid reduzir. Até lá sessões apenas no Facebook da Câmara.
No digital
Depois de muito tempo, a Câmara de Vereadores de Morro da Fumaça voltou a transmitir suas sessões de maneira online. Promessa do presidente Luciano Formentim é usar o meio digital para aproximar os eleitores da Câmara.
Na região
Governador Carlos Moisés cumpre agenda nesta quinta-feira no Sul do Estado. Ele vem a Jaguaruna para autorizar o início da obra de desassoreamento da Barra do Camacho. Investimento anunciado é de 12 milhões e deve recuperar ambiental e economicamente a região que vem sofrendo com o fechamento da barra. Demorou, mas a verba vai sair.
Falando em mar
A terça-feira foi especial para os pescadores que celebraram seu dia de olhos voltados para o mar esperando a chegada de novos cardumes de tainha. A safra que começou morna está com números positivos. Expectativa é que esse frio todo que vai seguir ao longo da semana empurre novos cardumes para a costa e aumente ainda mais o lucro das famílias de pescadores.