Vacinas chegaram ao Brasil na semana passada e SC ficará com 83.070 doses

Da Redação

O Ministério da Saúde começou ontem (7) a distribuir 2,3 milhões de doses da vacina Pfizer aos estados e ao Distrito Federal. Os imunizantes chegaram ao Brasil na semana passada, em três voos que pousaram em Campinas (SP).

Segundo a pasta federal, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Amazonas e Distrito Federal receberam os lotes ainda ontem. As demais unidades federativas devem receber as doses até quarta-feira (9).

Santa Catarina, pelos dados do Ministério da Saúde, irá receber 71 caixas, com 1170 doses cada uma, totalizando 83.070. Divididos em grupos prioritários, na tabela do MS está assim discriminado para SC: 49.905 vacinas para quem tem comorbidades, gestantes, puérperas e pessoas com deficiência permamente; 28.308 para trabalhadores da educação do ensino básico; 795 para pessoal das forças de segurança e salvamento e forças armadas; e 137 para trabalhadores de transporte aéreo, totalizando 79.145. A sobre é reserva técnica.

Os fármacos fazem parte do quantitativo de 12 milhões de imunizantes da Pfizer previstos para o mês de junho. De acordo com a 23ª pauta de distribuição do Ministério da Saúde, as demais remessas têm chegada prevista para os próximos dias 13, 20 e 27, em voos com 2,4 milhões de unidades cada.

Conforme anunciou o órgão federal, as doses são destinadas para a continuidade da imunização de “pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente e trabalhadores do ensino básico”.

“Além disso, podem ser imunizados profissionais do transporte aéreo e agentes das forças de segurança, salvamento e Forças Armadas”, informou o ministério.

O Ministério da Saúde tem dois contratos vigentes com a Pfizer. O primeiro deles é de 100 milhões de doses – desse quantitativo, 1 milhão de unidades foram entregues em abril e 2,5 milhões foram fornecidas em maio. Para junho, a expectativa é receber mais 12 milhões de doses. O restante dos imunizantes deve chegar no segundo semestre.

O segundo contrato também é de 100 milhões de doses. As vacinas desse acordo, no entanto, só devem chegar ao país no último trimestre de 2021.