Leão da Ilha tem a vantagem do empate para faturar o 18º título, enquanto a Chape necessita da vitória

Chapecó

Chapecoense e Avaí definem nesta quarta-feira (26), às 16h, na Arena Condá, em Chapecó, o Campeonato Catarinense. Na partida de ida, realizada no domingo passado (23), o Avaí venceu por 2 a 1 jogando no Estádio da Ressacada, em Florianópolis. O Avaí tem, portanto, a vantagem do empate para faturar o 18º título, enquanto a Chape necessita da vitória, pois teve a melhor campanha da primeira fase e joga pela igualdade na soma dos placares.

Mozart ajusta estratégia

O técnico Mozart ajustou a estratégia da Chape. Ele quer o controle do jogo e encurralar o adversário desde o início. Em busca do primeiro título como treinador, Mozart afirmou que em relação ao primeiro jogo, na Ressacada, o time terá alguns ajustes, mas sem dizer quais para não facilitar o trabalho do adversário. Uma coisa, porém, ele garantiu: o elenco vai se doar ao máximo em campo.

“A postura vai ser de um time que irá jogar os últimos 90 minutos da competição. No início, tentar encurralar o adversário, pois precisamos vencer, e depois ter o controle. Aqui (em Chapecó) já tivemos uma amostra que é possível (vitória sobre o Figueirense nas quartas de final). Temos uma maneira de jogar e iremos realizar apenas algums ajustes. Iremos suar sangue e acredito que iremos conseguir (o título)”, disse Mozart.

Avaí não deve mudar estilo de jogo

Finalista do estadual pela terceira vez em Santa Catarina (disputou em 2017 e 2019), o defensor Betão falou sobre a alegria de voltar a disputar o título e minimizou a vantagem obtida pelo Avaí com o triunfo sobre a Chapecoense na primeira partida, o que lhe dá o direito do empate na Arena Condá.

“Temos que jogar da mesma forma. É manter o trabalho para buscar esse título em Chapecó. Fico feliz por disputar mais uma final com a camisa do Avaí. E o peso é que a responsabilidade vai aumentando a cada temporada. Contente por estar fazendo história”, disse Betão.

Se conquistar o título na Arena Condá, o Avaí vai alcançar um feito inédito: jamais foi campeão estadual longe de Florianópolis. Betão acredita que a meta passa a ser um ingrediente a mais e reforçou a importância do grupo controlar o aspecto psicológico durante os 90 minutos.

“Nossa vida como jogador é feita de metas e objetivos. Para mim, será um prazer quebrar esse tabu. Não sei quantas oportunidades o Avaí já teve. Conversei com os jogadores sobre nosso controle emocional. Não precisamos ter ansiedade e nervosismo. Nós nos preparamos para esse momento. Não estamos na decisão por acaso”, concluiu.

Árbitro da final será da Larm

Para apitar a final, o árbitro Ramon Abatti Abel, da Liga Atlética da Região Mineira (Larm), foi o escolhido. Ele será auxiliado por Thiaggo Americano Labes e Eder Alexandre.