Atendimento no Sábado Mais e sistema delivery devem aumentar as vendas

Içara

Depois de verem o movimento diminuir em virtude da pandemia da Covid-19, os feirantes ligados à Cooperativa da Agricultura Familiar e da Pesca de Içara (Coopafi) começam a registrar um aumento nas vendas, que ocorrem às sextas-feiras, na estrutura ao lado da Rodoviária Municipal, e preparam novidades. Com atendimento durante os dias de Sábado Mais e um sistema delivery, a expectativa é de melhor faturamento aos produtores.

Atualmente, os nove feirantes que comercializam seus produtos na Feira somam um faturamento médio de R$ 90 mil mensais. “Tivemos menos vendas para as escolas, já que, em função da pandemia, há menos alunos nas aulas presenciais. Felizmente, a procura às sextas-feiras está aumentando”, avalia o presidente da Coopafi, Fabiano Bortolatto, frisando que um programa do Governo Federal adquire os alimentos da Agricultura Familiar e repassa à secretaria de Assistência Social para distribuição às famílias em situação de vulnerabilidade social.

Com nove boxes, que contam com produtos como verduras, embutidos e carnes suínas, panificados, queijos, farinhas, feijão, aipim, peixes e mel, os produtores já criaram vínculos com os clientes. “Nossos associados já se tornaram conhecidos das pessoas que frequentam a feira. Certa vez, tive que atender no box de um casal que não pôde ir e as pessoas chegavam e perguntavam o que havia acontecido”, relembra.

Novidades a partir de junho

Para alavancar ainda mais as vendas, a equipe da Coopafi prepara um sistema delivery. “Estamos criando um site onde as pessoas poderão escolher os produtos e quantidades, pagar e aguardar a entrega, que será feita num determinado dia da semana”, ressalta, destacando a abertura aos sábados. “Foi um pedido da população e de algumas empresas e entidades, para que todos tenham mais tempo para adquirir o que é produzido. Por isso, abriremos durante os Sábados Mais”, explica, informando que a novidade será implantada em junho. “Vamos divulgar e esperamos que o movimento aumente ainda mais”, projeta.

Com o esperado aumento da demanda, os produtores já se preparam para atender a clientela. “Incluiremos novos feirantes para atender a todos”, afirma.

Venda de hortaliças supera a comercialização do fumo

Outro dado comemorado pela diretoria e associados da cooperativa refere-se a 2020. A venda de hortaliças superou a comercialização do fumo em Içara. “Essa transição não é fácil, sou prova disso, mas faria tudo novamente. Hoje tenho uma renda maior e não estamos tão sujeitos ao frio, calor, chuva, estiagem ou granizo, que prejudicam o fumo e fazem seu valor ser reduzido”, explica, lembrando que a Coopafi conta atualmente com 135 associados. “Uma das conquistas é o Selo de Inspeção Municipal, com o qual podemos comercializar nossos produtos em toda a Região Carbonífera”, conclui.