Vacina da empresa americana será utilizada para teste de logística de aplicação

Da Redação

O Governo de Santa Catarina receberá na segunda-feira (3) a primeira remessa com 17.550 doses da vacina do laboratório Pfizer. O lote será distribuído para os municípios de Florianópolis e São José. Serão 10.530 doses para Florianópolis e 7.020 para São José. “Essas doses, neste primeiro momento, serão utilizadas como um teste de logística de aplicação para os municípios da Grande Florianópolis”, explicou o superintendente de Vigilância em Saúde, Eduardo Macário.

As doses chegarão congeladas à temperatura de -20º Celsius, podendo ser mantidas por até 14 dias, não havendo a necessidade de armazenar estas doses em ultracongeladores. Após sair da temperatura de -20ºC, as doses podem ser mantidas a uma temperatura de 2 a 8 graus por um período de cinco dias, o que facilita o transporte e a utilização pelos municípios. “As vacinas Coronavac e AstraZeneca também são mantidas a uma temperatura de 2 a 8 graus, então os municípios já têm estrutura para este tipo de armazenamento”, explicou o diretor da Dive, João Augusto Brancher Fuck.

As doses da vacina Pfizer serão utilizadas para a vacinação de idosos com idade entre 60 e 64 anos. “Essa vacina também é aplicada em duas doses, com um intervalo de 21 dias entre a aplicação da dose 1 e dose 2. Por isso, quem tomar essa vacina deve ficar atento à data de retorno”, explica a gerente de imunização da Dive-SC, Arieli Fialho.

O estado de Santa Catarina vai receber seis ultracongeladores (4 de 500 a 600L e 2 de 700 a 800L) do Ministério da Saúde. Eles farão parte da estrutura física da Central Estadual de Rede de Frio e também para abastecer as centrais regionais em uma futura expansão da estratégia de vacinação com a vacina da Pfizer. Ainda não há previsão de recebimento destes ultracongeladores.

Novas doses da Coronavac e AstraZeneca

Uma nova remessa de doses da vacina dos laboratórios Sinovac/Butantan e Oxford/AstraZeneca está prevista para chegar em Santa Catarina ainda nesta semana. Estas doses serão utilizadas na vacinação dos idosos com idade entre 60 e 64 anos, trabalhadores de saúde e profissionais das forças de segurança e salvamento. O estado ainda aguarda confirmação do Ministério da Saúde sobre o quantitativo de doses que será enviado ao estado e data.