Dalvânia Cardoso é contra o fechamento do comércio e quer promover o isolamento vertical, ou seja, apenas dos casos detectados de Covid-19

Içara

A possibilidade de um novo lockdown assombra empreendedores que já foram impactados pelas últimas medidas restritivas válidas em Santa Catarina contra a propagação da Covid-19. Comerciantes, proprietários de restaurantes, pizzarias e lanchonetes decidiram se posicionar de forma coletiva ontem (9). Eles se reuniram na Prefeitura de Criciúma e seguiram em direção ao Paço Municipal de Içara com o pedido de aumento na fiscalização, mas contra o fechamento das empresas.

“O setor de restaurantes está pagando uma conta que não é nossa. Essa é a nossa realidade. Mantemos o distanciamento das mesas, a limitação de pessoas e tudo o que nos é orientado”, relata um dos organizadores, Anderson Moreira. “Empregamos muitas pessoas. E se continuar como está, vamos fechar. Queremos trabalhar. Nada mais do que isso”, acrescenta. Junto com ele, aproximadamente 40 pessoas participaram do ato em frente ao Paço Municipal de Içara.

Prefeita se posiciona contra lockdown

“Não sou a favor de lockdown”, garante a prefeita Dalvânia Cardoso. Segundo ela, Içara não terá medidas contra o funcionamento das empresas, mas seguirá as determinações estaduais. “O momento é de apertarmos a fiscalização para não precisar fechar”, ressalta a chefe do Poder Executivo.

A estratégia municipal atual é promover o isolamento vertical, ou seja, apenas dos casos detectados de Covid-19. Para isso, o Centro de Triagem já estendeu o atendimento até às 22h. Além disso, a administração municipal deverá preparar reservas financeiras para a aquisição de vacinas.

Colaboração Lucas Lemos
Canal Içara