Pressão por lockdown

Apesar de toda a movimentação das entidades organizadas para manter a economia ativa em Santa Catarina, a pressão por um novo lockdown em todo o Estado segue aumentando. Com o número de novos casos disparando e a saúde do estado em colapso é difícil acreditar que o governador Carlos Moisés vai conseguir segurar a pressão. Seja como for, por enquanto está confirmado apenas o fechamento dos serviços apenas no fim de semana. A torcida é para que estas ações, aliadas ao bom senso da população, consigam reduzir de maneira rápida o número de contaminados. Só assim e com vacinação reforçada é que vamos conseguir fazer a nossa economia reagir. Se isso não se desenrolar até o final de abril corremos o risco de mais um tombo na nossa economia, a exemplo do que já enfrentamos no ano passado e iremos caminhar cada vez mais para um longo período de crise e recessão.

No PDT

Ex-vereador e ex-presidente da Câmara de Içara Rodrigues Mendes deve anunciar nos próximos dias seus destino. Depois de se licenciar do MDB, ele caminha para assinar ficha no PDT. É hoje o destino mais provável para Sapinho.

O relator

O deputado criciumense Daniel Freitas (PSL) foi o escolhido pelo presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira para ser o relator da PEC Emergencial. A proposta foi aprovada nesta quinta-feira pelo senado em segundo turno. O texto, que agora segue para análise da Câmara dos Deputados, cria mecanismos de ajuste fiscal e permite a retomada do pagamento do auxílio emergencial durante a pandemia de Covid-19. A escolha foi um nome que integra a chamada Ala Bolsonarista do PSL e que, em tese, deve facilitar a tramitação. Pela proposta aprovada no Senado, o benefício será pago por fora do teto de gastos do Orçamento e do limite de endividamento do governo federal.

CPI na Câmara

Câmara de Morro da Fumaça pode instaurar Comissão Interna para investigar os gastos dos últimos anos, especialmente 2020. Análise preliminar expõe custos elevados em algumas áreas, como na de publicidade, o que levantou discussões com o Observatório Social e entre os próprios vereadores.

Quatro inscritos

Eleição para a disputa da presidência do conselho de administração da Cermoful já tem quatro chapas inscritas. As inscrições das chapas podem ocorrer até as 17h30min do dia 22 de março de 2021. Após este prazo, as chapas são submetidas a homologação pelo conselho de administração e conselho fiscal. Tendência é que se tenha pelo menos cinco ou até seis nomes na disputa.

Vitória

Governo de Criciúma obteve nova vitória na justiça para nomeação dos diretores de escolas.  Juiz Pedro Aujor Furtado Júnior, da 2ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Criciúma, indeferiu ação do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público de Criciúma. Ao longo da semana as trocas já vem sendo efetivadas pelo município.

Mais protesto

Moradores da região de Campo Mãe Luzia seguem protestando contra a paralisação da obra de pavimentação iniciada no ano passado. A paralisação foi determinada pelo governo do município que ainda não tem um parecer e nem um prazo para retomar a obra. A comunidade fez o segundo protesto e promete outros até ter uma resposta.