Em dias de chuva e em quaisquer outros

Chef PV Show ensina a fazer bolinhos de chuva e conta histórias da sua infância

Na minha infância, estávamos brincando quando, de repente, víamos uma movimentação nos arredores do fogão a lenha. Panela de ferro com bastante óleo esquentando e aquelas gotas de massa caindo para fritarem e serem abraçadas por açúcar e canela. Assim nasciam os bolinhos de chuva, que eram envoltos em açúcar e canela, ou até mesmo, recheados com queijos ou frutas.

No entanto, embora feito também em dias quentes, o bolinho de chuva nasceu em dias chuvosos, quanto todo muito ficava junto dentro de casa. Na falta do que fazer, cartas e comida. No Brasil do final do século XVIII, muitas receitas tinham como ingredientes de base a mandioca ou o cará, pois naquela época o trigo era caro, vinha de Portugal com o nome de “farinha do reino”.

A receita é portuguesa, mas nós, brasileiros, nos apossamos dela com propriedade. Eles estão até em episódios do Sítio do Pica Pau Amarelo. Vamos então a nossa receita.

Bolinho de Chuva

Ingredientes: 2 ovos, 1 xícara de açúcar, 1 xícara (chá) de leite, 2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo, 1 colher (sopa) de fermento em pó, 3 colheres (sopa) de açúcar para polvilhar, 1 colher (sopa) de canela para polvilhar e 1 litro de óleo para fritar.

Modo de preparo: Misture todos os ingredientes até obter uma massa cremosa e homogênea. Deixe aquecer uma panela com bastante óleo para que os bolinhos possam boiar. Quando o óleo estiver bem quente (180º C), com uma colher, comece a colocar pequenas quantidades de massa, e frite até que dourem por inteiro. Coloque os bolinhos sobre papel absorvente e depois passe-os no açúcar com canela.

Os bolinhos de chuva podem ser recheados com inúmeros ingredientes, inclusive com combinações salgadas. Se você tem uma em especial, nos conte, escrevendo para o e-mail pvdalpont@gmail.com.