Secretaria de Estado da Educação realiza nesta quarta e quinta-feira o período de pré-matrículas para o ano letivo de 2021

Da Redação

A Secretaria de Estado da Educação (SED) realiza nesta quarta (3) e quinta-feira (4) o período de pré-matrículas on-line de novos alunos na rede estadual de ensino para o ano letivo de 2021. O procedimento é dividido em duas etapas. A primeira é feita em uma plataforma on-line, onde o responsável cadastra os dados do aluno e escolhe uma das instituições de ensino que ainda têm vaga disponível, recebendo um protocolo para anotar ao fim do processo. A segunda é a efetivação da matrícula, feita presencialmente na escola, quando devem ser levados todos os documentos do estudante e o número do protocolo de pré-matrícula para garantir a vaga (não é necessário imprimir, basta anotar e levar na escola).

A plataforma on-line estará aberta entre 9 horas de hoje até 23h59 de amanhã, 4 de fevereiro. A documentação pode ser entregue nas escolas entre os dias 3 e 5 de fevereiro, das 08h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

Todas as escolas terão um posto de atendimento com computador durante o período de matrícula para auxiliar no cadastro dos estudantes. Para os responsáveis que precisarão de auxílio no preenchimento da pré-matrícula utilizando os meios eletrônicos da Unidade Escolar, a inscrição será realizada das 9h às 12 h e das 13h às 17h dos dias 3 e 4 de fevereiro de 2021.

A reserva das vagas será feita por ordem de acesso. A partir da abertura do sistema, o usuário que selecionar antes uma das vagas disponíveis poderá fazer a pré-matrícula na respectiva escola. As vagas serão ocultadas do sistema na medida em que forem sendo preenchidas.

Critério de zoneamento

Apesar de os responsáveis encontrarem diversas vagas disponíveis durante o cadastro, o zoneamento ainda deve ser considerado para efetivar a matrícula. O critério utilizado pela unidade de ensino é a comprovação de que o estudante mora em até três quilômetros de distância da escola. Essa confirmação será feita com o comprovante de residência que será entregue na escola.

A orientação é fazer a matrícula na escola mais próxima do local onde o aluno mora. Há ainda outro critério, de proximidade com o local de trabalho dos pais, mas deve ser utilizado somente depois de atendidos os alunos que residem próximo à escola. Se os responsáveis tiverem a negativa de vaga em escolas próximas, os alunos podem contar com o transporte escolar.

As vagas remanescentes surgidas após o período de 3 e 4 de fevereiro de 2021, incluindo todos os Anos/Séries de cada escola, serão disponibilizadas no site. A SED também disponibilizou para os pais ou responsáveis que ainda tenham dúvidas o telefone 0800-6447890.

Documentos exigidos

Para receber os documentos que devem ser entregues, todas as escolas da rede estadual seguirão os protocolos sanitários estabelecidos pelo Plano de Contingência Escolar (PlanCon-EDU), como o uso de equipamentos de proteção individual, álcool gel e limpeza dos ambientes escolares. Veja abaixo a lista de documentos:

  • a) Cópia da Certidão de Nascimento/Casamento;
  • b) Cópia da Carteira de Identidade e/ou CPF;
  • c) Cópia do Comprovante de residência no nome do pai, mãe ou responsável. Caso não possua o documento em nome dos pais ou responsável, providenciar uma declaração do dono do imóvel juntamente com a cópia da carteira de Identidade do proprietário. (Só serão aceitos como comprovantes de residência: Água, Luz, Condomínio, Telefone, Contrato de locação);
  • d) Cópia da Carteira de Vacina e número do SUS;
  • e) Ficha de Matrícula Assinada (formulário do site: matriculaonline.sed.sc.gov.br);
  • f) Atestado de frequência e/ou boletim atual;
  • g) Cópia dos históricos escolares carimbados e assinados (Todas as séries anteriores). A entrega do Histórico Escolar terá prazo de até 30 dias do ato da matrícula, caso o candidato ainda não tenha possibilidade de apresentar o documento original.