Pernas saudáveis e à mostra no verão

59

Tempo de cuidar de varizes e vasinhos, aqueles veias finas avermelhadas e azuladas, terror das mulheres

Da Redação

Verão é tempo de usar roupas mais leves e deixar as pernas de fora. Para quem deixou para última hora, a boa notícia é que ainda dá tempo de cuidar das varizes e vasinhos, aqueles veias finas avermelhadas e azuladas, terror das mulheres.

Entre as opções, a mais avançada para tratar vasinhos, segundo a cirurgiã vascular Mariana Lupselo, está o ClaCS, procedimento que combina laser transdérmico, escleroterapia e resfriamento. O tratamento tem com pouca chance de manchas e reações alérgicas.

“A aplicação da escleroterapia líquida associada ao laser sob resfriamento cutâneo pode ser aplicado em diversos calibres de veias e é o procedimento mais moderno e eficaz para tratar as varizes superficiais. O paciente já sai da clínica apto para cumprir suas atividades, sem a necessidade de pausa para recuperação”, afirma a especialista.

No entanto, é importante ressaltar que a técnica CLACS, apesar de ser muito empregada, é apenas uma das possibilidades e que a escolha do tratamento adequado varia a cada paciente: “Não há uma receita de bolo, precisamos avaliar individualmente cada paciente para, então, montar um planejamento. Mas, no geral, usamos o CLaCS com muita frequência”, complementa a especialista.

Mitos e verdades sobre varizes

Arnica cura varizes? Mito, mas a planta tem propriedades anti-inflamatórias. Apesar de não curar as varizes, pode ajudar a aliviar os sintomas.
Salto alto provoca varizes? Parcialmente verdade
Cigarro é fator de risco para doenças vasculares? Verdade
Só idosos possuem varizes? Mito
Varizes podem causar trombose? Verdade
Depilação causa varizes? Mito
Vasinhos podem virar varizes? Mito
Gravidez provoca varizes? Verdade
Exercícios aeróbicos ajudam a evitar varizes? Verdade
Anticoncepcional piora as varizes? Verdade
Varizes podem ser perigosas? Verdade