Deu o previsto

Dalvânia Cardoso é a prefeita de Içara. O resultado não chega a surpreender. Afinal todas as pesquisas publicadas até as vésperas do pleito mostravam a vantagem da progressista. Para alguns o resultado do processo eleitoral só foi esse porque a coligação que administrava Içara se dividiu com dois candidatos. Não há como negar, isso contribuiu e muito para a vitória de Dalvânia, mas é preciso reconhecer a competência da agora prefeita eleita. A derrota sofrida em 2018 lhe serviu de lição. Ela aprendeu e fez o dever de casa. Passou os últimos quatro anos se articulando, conversando, passando pelos bairros e projetando seu nome. Adotou a estratégia correta de evitar o confronto e, em uma eleição diferente, manteve a ponta até o final. Agora, que consiga implementar seus projetos e mantenha a cidade como uma das mais pujantes do estado e como a que mais cresce e se moderniza em toda a região. Boa sorte prefeita.

Do outro lado

O resultado das urnas vai provocar debates internos nas siglas que acabaram derrotadas. Isso é natural e importante para a reciclagem dos próprios partidos. Alguns, mesmo perdendo, saem fortalecidos, projetam o nome para o próximo embate. Enquanto isso, outros também acabam saindo discretamente de cena.

Na Câmara

A eleição já começou com previsão de renovação de quase metade do legislativo de Içara. A partir de janeiro vão integrar a Câmara os vereadores. E quem venceu? Não sei. A apuração do TSE demorou mais do que se esperava e eu fechei a coluna antes do resultado.

No Rincão

Charles da Rosa trabalhou intensamente para consolidar seu nome como alternativa para o município, mas prevaleceu o bom trabalho desenvolvido neste primeiro mandato por Jairo Custódio. Dobradinha de Jairinho com Luiz Laurindo conquistou a vitória e o direito de fazer a gestão da cidade pelos próximos quatro anos. Promessa é de continuar modernizando o município e tornando o Rincão em uma referência no turismo e nos eventos na região.

Em Criciúma

De todas as eleições na Amrec, a de Criciúma era, sem dúvida, a que tinha o cenário mais definido. Desde o primeiro momento nenhuma candidatura ameaçou Clésio Salvaro. O prefeito tucano chega ao seu terceiro mandato e se consolida como uma opção também para o pleito estadual de 2022. Salvaro se elegeu por conta das obras, da articulação, mas também da fragilidade de seus oponentes. Neste caso em específico a disputa foi sim pelo segundo lugar. Foi um pleito para apresentar o nome para 2024. Destaque para o médico Aníbal Dário. Desconhecido do meio político, ele terminou na segunda posição empurrado pela força do MDB e se habilita definitivamente como uma alternativa para o partido. Chico Balthazar, do PT, teve votação discreta que mostra que o velho e combativo PT de Criciúma foi duramente impactado pelo cenário nacional e se fragilizou demais.

Tranquila

A eleição, como se esperava, foi marcada por muita tranquilidade. Poucos incidentes foram registrados ao longo do dia de votação na Amrec. Salvo uma urna danificada ali, um eleitor mais alterado acolá foi um dia de calmaria.