Dia para escolher os novos administradores municipais

24

Votação neste domingo (15) será realizada em todo território nacional e deverá seguir as recomendações sanitários para a segurança dos eleitores

Içara, Criciúma e Rincão

O futuro de nossas cidades nos próximos quatro anos está nas pessoas que você votará neste domingo, 15 de novembro. Muito mais que um dever, votar é um direito garantido pela Constituição brasileira e um exercício democrático, que coloca nas mãos do eleitor a decisão sobre quem estará no comando dos Executivos e sendo seu representante na Câmara de Vereadores. Então, neste dia, cabe a você decidir pela melhor proposta que recebeu neste período de campanha e escolher o candidato que você qualifica como o melhor para representá-lo. Por isso, a necessidade de cada um ser consciente no momento de fazer a escolha e de não trocar o seu voto por algum favor ou promessa.

O Jornal Gazeta neste momento tão importante para as nossas cidades, quis ajudar a sua escolha, trazendo de forma isenta informações dos candidatos e o que eles apresentaram de propostas para o convencimento do voto. Neste tempo de pandemia do novo coronavírus, o exercício do voto requer que você siga as recomendações sanitárias da Justiça Eleitoral, para que o pleito seja realizado com segurança e que ninguém venha a ser afetado por algum descuido no momento da votação.

Lembrando que dentro de sua área de abrangência, o Jornal Gazeta trará quem serão os candidatos que você poderá escolher para ser o prefeito de sua cidade. Em Criciúma serão sete candidatos, em Içara três forças disputam o comando da prefeitura e, no Balneário Rincão, os eleitores irão optar por dois nomes. Vale lembra, que neste ano, devido a Covid-19, a abertura das urnas será uma hora mais cedo, com a votação começando às 7 horas e seguindo até as 17 horas. Das 7h às 10h, a preferência do exercício do voto será para as pessoas com mais de 60 anos.

Recomendações sanitárias

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recomenda para este domingo que, antes de sair de casa para votar, o eleitor deve verificar o seu local de votação, já que algumas seções eleitorais foram alteradas. A verificação pode ser realizada através do aplicativo E-título.

Além da máscara, cada eleitor deve levar, se possível, sua própria caneta para assinar o caderno de votação e uma “colinha” com a anotação dos nomes e números dos candidatos, para votar mais rápido. A Justiça Eleitoral orienta que, de preferência, o eleitor não leve crianças ou acompanhantes para o local de votação.

Para garantir maior segurança ao eleitor, nos locais de votação, o uso de máscara será obrigatório, e o eleitor será orientado a manter uma distância mínima de um metro de outras pessoas e evitar qualquer contato físico. Não será permitido se alimentar, beber ou fazer qualquer atividade que exija a retirada da máscara.

A Justiça Eleitoral orienta que o eleitor permaneça de máscara desde o momento em que sair de casa, evite contato físico com outras pessoas e cumpra o dever cívico da forma mais ágil possível, sem permanecer tempo desnecessário nos locais de votação.

Na hora do voto

Ao entrar em sua respectiva seção eleitoral, o eleitor deverá ficar em frente à mesa respeitando a distância de pelo menos um metro. O eleitor deverá exibir o seu documento ao mesário a distância, esticando os braços em direção a ele.

Caso o mesário não consiga fazer a identificação, ele poderá pedir que o eleitor dê dois passos para trás e abaixe rapidamente a máscara.

Após digitar os dados, o mesário vai ler em voz alta o nome do eleitor. Se o nome estiver correto, o eleitor poderá guardar seu documento e limpar as mãos com álcool em gel para assinar o caderno de votação. Se precisar do comprovante de votação, o eleitor deverá solicitar ao mesário.

Quando a urna for liberada, o eleitor seguirá para a cabine de votação para digitar o número dos candidatos a prefeito e a vereador. Após votar, deverá limpar novamente as mãos com álcool em gel e sair da seção.