Fenômeno pode ser visto de várias cidades, inclusive Criciúma, mas se desintegrou em cima de Caxias do Sul
Da Redação
Um meteoro de grandes proporções e com luminosidade maior que a Lua foi registrado na madrugada de quinta-feira (1º) no céu da região Sul do Brasil. O Observatório Espacial Heller & Jung, em Taquara, registrou imagens da queda, ocorrida por volta da 1h09, e se desintegrando sobre a cidade de Caxias do Sul, na serra gaúcha.
Câmeras em Criciúma também registraram a passagem e fazem parte de um compilado de imagens publicadas no Youbube (caso queira ver, use o QRCode desta matéria).
O proprietário do observatório e diretor científico da Brazilian Meteor Observation Network (Bramon) na região Sul, professor Carlos Fernando Jung, disse que o meteoro é um superbólido, extremamente luminoso, com um brilho mais intenso do que a Lua cheia. Ele afirmou que o meteoro entrou na atmosfera a uma altitude de 100 quilômetros, se desintegrando a 114,9 km de Taquara. “Foi o maior registrado até hoje no Sul desde 2016”, garantiu Jung.
“Em função da onda de choque que ele produz, há sensação de explosão. Quando ocorre isso, o meteoro possivelmente deixou resquícios, produzindo meteoritos no solo”. Dependendo do tamanho do objeto, o impacto pode ser perigoso e causar tremores no chão e prejuízos.
Não há nenhum registro de ocorrências do tipo, segundo o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil da região.