Santuário é palco de ordenação episcopal

207

Ângelo Ademir Mezzari foi ordenado bispo no Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesuspor uma vida dedicada ao serviço pastoral

Içara

A emoção transbordava nos olhos de Ângelo Ademir Mezzari durante sua ordenação episcopal no sábado (19), no Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus (SCMJ). A ordenação é o reflexo de uma vida inteira dedicada ao serviço pastoral. Horas mais cedo, ainda em ritmo de preparação, o ainda Monsenhor Ângelo, de fala serena e olhar profundo, conversava e cumprimentava a todas equipes de trabalho no Santuário. Apesar da calma, característica de sua personalidade, o apertar de suas próprias mãos e o movimento da cabeça – que parecia buscar alguém no templo ainda vazio – denunciavam a sua ansiedade.

Questionado sobre como estava se sentindo, desconversou com um doce e consentido: “O Espírito Santo cuidará de tudo”.

Momentos antes da cerimônia oficial ser iniciada, acompanhado do cardeal Dom Odilo Sherer, arcebispo de São Paulo, Dom Jacinto Inácio Flach, bispo da Diocese de Criciúma e Dom Rubens Sevilha, bispo de Bauru (SP), Ângelo Mezzari adentrou ao Santuário para ser acolhido pelos presentes. Ao visitar o Sacrário e prestar adoração ao Santíssimo Sacramento, Ângelo deixou as lágrimas rolarem, da mesma forma quando rolaram quando o Rito da Ordenação Episcopal foi acontecendo.

“Agradeço à minha mãe, e presto meu silêncio ao meu falecido pai”, disse com a voz embargada. “Desde o seio de minha família, cristã, aprendi o caminho da fé e da comunidade eclesial, nela senti o chamado do Senhor, e meus pais foram promotores vocacionais ao levar-me para o Seminário, com 12 anos e apenas uma ‘muda’ de roupa. Fui respondendo com liberdade e gratuidade à vocação, e me consagrei a Deus pelos votos, como religioso, e recebi o ministério presbiteral”, enfatizou.

Sobre sua congregação, Rogacionistas do Coração de Jesus, Ângelo Mezzari fez questão de pontuar a importância dela em seu chamado. “Quero dizer que este mandato do Senhor Jesus, o Rogate, continuará ressoando no meu coração e na Igreja Particular de São Paulo, onde estarei. Pela intercessão de Santo Aníbal Maria Di Francia, apóstolo da oração pelas vocações, Fundador de duas Congregações Religiosas, os Rogacionistas e as Filhas do Divino Zelo, quero continuar sendo um bom e santo operário da messe, anunciando e testemunhando sempre o que Jesus pediu”, disse.

O reitor do Santuário SCMJ, padre Antonio Vander da Silva, agradecendo a oportunidade de acolher a Ordenação Episcopal disse que “quis Deus nos dar a graça de vivenciar tudo isso em meio a pandemia”. Ao agora Bispo, Dom Ângelo Mezzari, o reitor desejou que ele leve ao mundo o jeito catarinense de ser e que o povo de São Paulo (onde o novo bispo irá trabalhar) aproveite o jeito de ser e viver que ele traz no coração. “As pessoas que encontraram Dom Ângelo nos últimos dias tiveram a mesma impressão dele: é uma pessoa serena, amável, que transmite paz. Ele fez, e fará – eu tenho certeza – muito bem para a nossa Diocese e para o mundo”, afirmou o reitor.

Dom Ângelo Mezzari tomará posse do ofício de Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo no dia 4 de outubro, em missa na Catedral da Sé, às 11h.