Mojito: coquetel para todas as horas

Chef PV Show ensina uma receita leve que vai ser um coringa em diversas ocasiões

Sabe aquela bebida saborosa, suave, que vai bem em diversas ocasiões. Essa bebida é o Mojito. Ele não tem origem documentada, mas subentende-se que nasceu na noite de Havana (Cuba) usando ingredientes nativos do Caribe, como o rum, o açúcar (ou xarope), hortelã, limão e água gaseificada.

A mistura de hortelã com bebidas é muito antiga. A exemplo do bullshot, o mojito teria sido criado por um inglês em alto-mar ou na terra. A diferença, nesse caso, é que a história deste drinque era contada nos bares cubanos, em especial no “La Bodeguita del Medio”, por ninguém menos que o escritor americano Ernest Hemingway. Segundo ele, o almirante e aventureiro inglês Francis Drake, o primeiro homem branco a aportar em inúmeras ilhas do Pacífico Sul, apaixonado pelos aromas da hortelã, teria sido o primeiro a misturar a planta com boas doses de rum.

Como fazer um Mojito clássico.

Ingredientes: Rum branco, hortelã fresca, açúcar, gelo e água gaseificada.

Em um copo long drink (copo clássico usado para o Mojito) adicione 10 folhas de hortelã e 1 colher de sopa de açúcar. Macere levemente os ingredientes. Encha o copo de gelo, adicione uma dose de rum branco e complete o copo com água gaseificada. Mecha com uma colher bailarina e o seu Mojito está pronto.

Obs: Para ver o vídeo com o passo a passo dessa receita, acesso o canal do Chef PV Show no Youtube.

A bebida ainda permite variações. Se você gosta de bebidas mais amargas, substitua a água com gás pela água tônica. Se gosta de mais sabor de fruta, substitua a água com gás pelo refrigerante de limão ou o refrigerante de citrus.

E cuidado. O Mojito é uma bebida refrescante e suave, no entanto é alcóolica. Beba com moderação.

E qual o seu drink perfeito. Escreva para pvdalponto@gmail.com e nos conte. Quem sabe trazemos a sua bebida preferida aqui para a coluna e também a levamos para o nosso canal no Youtube.