Sem financiamento
A Cooperaliança é um das únicas distribuidoras do Brasil a recusar o empréstimo da Contacovid. O recurso disponibilizado pelo Governo Federal tem como foco dar um fôlego para as distribuidoras que também foram afetadas pela crise provocada pela pandemia. Segundo o presidente da Cooperaliança, Reginaldo de Jesus, a decisão de não recorrer ao empréstimo foi tomada pela diretoria. Primeiro porque a Cooperativa está saneada e com caixa para manter as obras, manter o atendimento mesmo neste período. “E segundo porque esse empréstimo, lá na frente, iria impactar no preço da tarifa para os nossos cooperados. Nosso grande desafio é manter a tarifa baixa, então não faz sentido buscar esse financiamento neste momento”, explica.
Sem regra
Governo Federal baixou norma determinando que as concessionárias e distribuidoras não cortassem o fornecimento de energia, mesmo de quem não pagou as contas nos últimos três meses. Foi uma ação que deveria aliviar o bolso do consumidor. O problema é que a partir de agosto todo mundo que não pagou pode ter a energia cortada. Não foi criada uma regra para negociar esse valor que ficou em atraso. Quem deixou acumular as tarifas pode se complicar.
Apoio estadual
Pré-candidato do MDB em Içara cumpriu agenda ontem em Florianópolis. Arnaldinho Lodetti esteve reunido com a deputada Ada de Lucca em um primeiro momento e em seguida participou de um segundo encontro com o deputado Vampiro e com o presidente do MDB Celso Maldaner. Teve o nome referendado pelos três. “Estamos aqui referendando e homologando o nome do Arnaldinho ao governo de Içara”, ressaltou o Vampiro. “O MDB é o guardião da democracia e respeita o que a comunidade define. Se o MDB de Içara definiu pelo Arnaldo, ele terá o nosso apoio nesse processo”.
Tem reunião
Prefeitos da região carbonífera voltam a se reunir hoje para falar do combate ao coronavírus. Números das últimas semanas seguem preocupando. Aumento no número de pacientes internados cresceu e a ocupação dos leitos destinados a Covid-19 também. O cenário confirma a previsão feita esta semana pelo secretário Acélio Casagrande. Estamos entrando no momento mais complicado da pandemia. A torcida é para que a outra previsão de Casagrande também se confirme e os números comecem a cair em agosto.
Medicamentos
Prefeito Clésio Salvaro reuniu equipe técnica ontem para apresentar dados do Covid-19 e para falar de medicamentos que estão sendo anunciados como alternativos. Prefeito tem dito que não vai recomendar o uso de qualquer remédio alternativo, mas afirmou que todos eles estão a disposição dos médicos e que o uso depende deles. Prefeito também voltou a pedir que a população reforce os cuidados. “Não queremos fazer como Curitiba, como Porto Alegre, que estão fechando tudo outra vez, mas a população precisa fazer a sua parte”, ressalta.
Candidato
Alisson Pires será o candidato do PSL em Criciúma. Suplente de vereador e presidente do partido, ele teve o nome aprovado pela executiva em reunião nesta segunda-feira. O nome de Alisson deve ser oficializado no decorrer nesta semana. Partido do governador, o PSL não abre mão de estar na disputa da majoritária em Criciúma.
Com corona
Presidente Jair Bolsonaro confirmou que testou positivo para o coronavírus. Ele próprio fez o anúncio durante entrevista ontem. Fez questão de dizer que está bem, que está tomando hidroxicloroquina e azitromicina e que vai cumprir todo o protocolo sanitário recomendado.
Financiamento
Estudantes que contrataram o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) por meio do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal podem requerer a suspensão do pagamento de até quatro parcelas no contrato. Decisão tomada para aliviar o bolso dos estudantes durante a pandemia.
Muito pouco
A grande dificuldade enfrentada pelo empresário brasileiro é o acesso o programa criado pelo governo para, em tese, socorrer estas empresas durante o período de pandemia. De todos os milhões anunciados, de todas as linhas divulgadas, pouco de fato foi liberado. O problema é burocracia que emperra os processos e faz as empresas, em especial as pequenas e médias, fiquem aguardando na fila e vendo, por inúmeras vezes o negócio naufragar. O entrave precisa ser liberado logo.
Reclamação
Disparou o número de queixas contra o aplicativo CaixaTEM. Muita gente está com o dinheiro depositado no aplicativo e não consegue movimentar. Depois de esperar para acessar, na hora de movimentar os valores o aplicativo apresenta erro e joga o usuário mais uma vez para o processo inicial Caixa garante que a instabilidade é temporária, quem usa sabe que a desculpa não é verdadeira.
Demorando
Em tempos de pandemia, a capacidade de entrega dos Correios, que já era questionada pelos usuários, cresceu consideravelmente. Um dos motivos é o afastamento de boa parte dos funcionários que está no grupo do risco. Outro motivo é o crescimento da demanda de entregas em função do aumento das vendas online de vários segmentos. Um cenário que só reforça a tese defendida por muitos de privatização dos Correios.